Horta do Bem: Projeto Compaixão faz doações de hortaliças

A Horta do Bem, ação do Projeto Compaixão, realizou duas colheitas de hortaliça em setembro, as quais foram doadas a instituições que atendem pessoas em situação de carência alimentar.

A primeira aconteceu no dia 22, quando foram realizadas doações de brócolis para a Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), instituição que atende 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 5 a 17 anos, no turno inverso do ofertado em escolas municipais, oferecendo-lhes refeições (lanche e almoço). Nesse dia, foi atendido, também, o Lar da Caridade, entidade que oferece cerca de 150 almoços diários a pessoas carentes, informa a professora Tatiani Secretti.

No dia 29 de setembro, foi realizada uma colheita de alface, repolho e salsinha doada ao Lar da Caridade e ao Lar do Ancião, entidade com idosos residentes. A ação contou com a doação das salsinhas, resultado das aulas práticas da disciplina de Olericultura II, ministrada pelo professor Miguel Ângelo Sandri. A professora Tatiani explica que “as colheitas da Horta do Bem são resultados de dedicação, amor e doação de tempo de estudantes e servidores do Campus Bento Gonçalves do IFRS”.

Horta do Bem é uma ação que teve início no componente curricular Ética, do 2º semestre/2022 do curso Bacharelado em Agronomia, ministrado pelo professor Onorato Jonas Fagherazzi. O cultivo na horta iniciou com cinco canteiros em uma área do Campus Bento Gonçalves, com a participação de estudantes voluntários que plantaram cultivares de alface, cenoura, beterraba, couve e milho. Atualmente, a ação está sob a orientação da professora Tatiani Secretti.