Horta do Bem – Projeto Compaixão faz doação a instituições que atendem pessoas em situação de carência alimentar

Em uma ação do Projeto Compaixão, denominada Horta do Bem, nesta semana aconteceu a colheita e entrega de alface para o Lar da Caridade, instituição de Bento Gonçalves que oferece almoço para pessoas carentes. Também houve doação para o Lar do Ancião e para o Lar Luchese.

Os organizadores da ação informam que o Lar da Caridade recebe em média 150 pessoas para almoçar e a quantidade doada rende 3 dias de almoços, aproximadamente 450 refeições. O custo diário para incluir alfaces seria de no mínimo R$ 60,00 reais, avaliam.

A Horta do Bem tem o propósito de auxiliar instituições da comunidade de Bento Gonçalves que atendem pessoas em situação de carência alimentar e, no âmbito interno, visa proporcionar atividades interdisciplinares entre componentes das áreas de agrárias e humanas, assim como despertar, nos estudantes, um sentimento de pertencimento, doação e empatia.

Trata-se de uma ação que teve início no componente curricular Ética, do 2º semestre/2022 do curso Bacharelado em Agronomia, ministrado pelo professor Onorato Jonas Fagherazzi. O cultivo na horta iniciou com cinco canteiros em uma área do Campus Bento Gonçalves, com a participação de estudantes voluntários que plantaram cultivares de alface, cenoura, beterraba, couve e milho.

Para esse plantio, as sementes e as mudas foram doadas por servidores e alunos. Além dessa atividade, iniciada na disciplina de Ética, a ação teve a colaboração do professor Rodrigo Vieira Luciano, do componente curricular de Desenho Técnico, com o mapeamento da área realizado pelos estudantes.

Atualmente, com a orientação da professora Tatiani Secretti, a Horta do Bem foi ampliada recebendo novos canteiros e, no momento, está com semeadura de salsinha, além de mudas de cebolinha, salsinha, radici e alface. O milho pelas condições climáticas não se desenvolveu e esse canteiro será destinado a outro cultivar, explica a docente.