Há 62 anos foi criada a Escola que deu origem ao Campus Bento Gonçalves

A Instituição foi criada em 22 de outubro de 1959 como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves e passou a funcionar de forma efetiva a partir de março de 1960. Desde então, passou por diversas denominações até 2008, quando foi sancionada a Lei que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, o então Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) passou a denominar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS, integrando a estrutura multicampi do IFRS, o qual conta atualmente com 17 campi e tem sua reitoria localizada em Bento Gonçalves.

DIFERENTES DENOMINAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

• 1959 – Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves;
  • 1964 – Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves;
  • 1979 – Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves;
  • 1985 – Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek;
  • 2002 – Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG);
  • 2008 – Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

O livro Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia apresenta um relato dos principais acontecimentos da história da Instituição.

A versão on-line está disponível, gratuitamente, nos formatos PDF e flipbook.

CARDOSO, A. V. Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: Sermo, 2020. 112 p. ISBN 978-65-990724-0-6

Hino do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Em 2009, nas comemorações do cinquentenário da Instituição, foi realizado um concurso que escolheu o Hino do Campus Bento Gonçalves do IFRS, intitulado “Campus Bento, saberemos te honrar!”, cujos autores são Adriano Noble Castilho e Guilherme Costa da Motta. No vídeo abaixo ele é interpretado pela egressa Érica Sauthier Audibert, acompanhada pelo servidor Adriano Noble Castilho.