“Grupo Música no Campus, Integração entre Cursos” participou da “Noite Ilustrada”

O Grupo Música no Campus, Integração entre Cursos (GMCIC) participou do Noite Ilustrada, evento multicultural realizado na Praça CEU, localizada no bairro São Roque, no sábado, 21.

Além do GMCIC, a iniciativa contou com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Campus Bento Gonçalves (Nepgs BG) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi BG).

Sobre o GMCIC

O Grupo Música no Campus, Integração entre Cursos é formado por estudantes de diferentes cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Foi criado em 2022, a partir da vontade dos estudantes de formalizar um projeto baseado em apresentações musicais realizadas desde 2021, durante eventos isolados ou palestras temáticas. Tem como objetivo promover a arte da música nos eventos do Campus e é coordenado pela professora Andressa Argenta.

Atualmente, é composto por nove estudantes, além de apoiadores responsáveis pela organização dos cronogramas e bastidores das apresentações. O grupo faz parte do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e conta com o apoio e a parceria dos bolsistas/voluntários do NAC.

A música popular brasileira (MPB) é o principal gênero explorado pelo GMCIC, sendo que a maioria das músicas apresentadas faz críticas à sociedade e reforça a importância e valorização da cultura do país. A banda utiliza diversos instrumentos para diversificar o estilo de cada música e criar novas melodias.

Sobre o Noite Ilustrada

O Noite Ilustrada é um evento elaborado no Gesta Cultural, projeto financiado pelo Pró-Cultura -RS FAC que prevê uma residência artística de 40h para produtores culturais, realizadas no período de cinco meses, composta de oficinas e atividades focadas em distintos aspectos da produção cultural, em seus variados segmentos.

Como conclusão da residência artística, os participantes planejaram, organizaram e realizaram um evento de economia criativa envolvendo artistas e empreendedores culturais da Zona Norte do município, a fim de pôr em prática os conhecimentos desenvolvidos durante a residência.

Saiba mais sobre o evento em instagram.com/noite.ilustrada