Grupo de Pesquisa Gefor realiza Encontro Aberto sobre currículo e conhecimento escolar

Com o tema “Michael Young: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas”, o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Formação de Professores (Gefor) realizou um Encontro Aberto no sábado, dia 26 de novembro, pela manhã. O evento teve a participação de docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Organizado pela linha de pesquisa Currículo, formação docente e educação decolonial, o Encontro foi articulado pela professora Tatiana Carence Martins e teve como convidada a professora Cláudia Valentina Assumpção Galian, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

Na ocasião, mais de 30 pessoas debateram sobre currículo escolar, produção do conhecimento e formação de professores, a partir da teoria curricular do Realismo Social. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, perguntar e a aprofundar tal compreensão, partindo do artigo: “O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas”, de autoria de Michael Young.

Sobre a convidada

A professora Cláudia Galian é livre-docente na Feusp, mestra e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pelo Institute of Education, da Universidade de Londres, onde foi supervisionada por Michael Young, reconhecido sociólogo na área de Educação. Ela coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (Ecco) na Feusp, desenvolve suas pesquisas na área de currículo, conhecimento e ensino de ciências, além de atuar como editora-chefe da Revista Educação e Pesquisa.

Sobre o Gefor

Foi criado em 2021, sendo composto por pesquisadoras/es que têm formação na área de Pedagogia e estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves. As cinco linhas de pesquisa do grupo abordam temas como alfabetização, currículo, estudos sobre as infâncias, políticas e financiamento educacional, trabalho pedagógico e formação docente.

Atualmente, estão como líderes do grupo os professores Edson Camargo e Henri Luiz Fuchs. O grupo de pesquisa realiza reuniões mensais para estudos e debates, tendo sido o momento de sábado o primeiro Encontro Aberto realizado no formato virtual. Quem participou receberá atestado de participação emitido pelo Gefor, informa o professor Edson.