Grêmio Estudantil e Direção do Campus trataram de ações realizadas e demandas dos estudantes

Na segunda-feira, dia 21, ocorreu uma reunião entre representantes do Grêmio Estudantil (Getae) e a Direção-Geral, com a participação das Diretorias Sistêmicas do Campus.

O encontro foi agendado a pedido do presidente do Getae, Bruno Goulart dos Santos, estudante do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, e teve como pauta principal o diálogo aberto sobre as ações e realizações das gestões do Grêmio Estudantil e do Campus, bem como a discussão de demandas e sugestões apresentadas pelos alunos.

Os participantes da reunião foram os estudantes Bianca Vargas do Nascimento, Bruno Goulart dos Santos, Laura Sendeski da Campo, Leonardo Marangoni Núncio, Louise de Lemos Brandão e Sofya Laux de Oliveira, além dos representantes da Direção-Geral e das Diretorias Sistêmicas, que tiveram a oportunidade de abordar as ações implementadas pelo Campus desde o início da pandemia até o atual momento. Durante esse período, foram destacadas as principais dificuldades enfrentadas e as melhorias realizadas.

Conforme o relato realizado pelo Diretor-Geral, pela Diretora de Extensão, pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional e pelo Presidente do Getae, os alunos discutiram a necessidade de uma política constante de saúde mental, usando o projeto Complexo de Esportes, Cultura, Arte e Lazer (Cecal) como exemplo de ação que promove tanto o bem-estar físico quanto emocional. Também enfatizaram a importância de uma abordagem mais ampla para o acolhimento e reforço educacional, especialmente para os novos estudantes que ingressam anualmente na instituição, com o objetivo de reduzir as desigualdades de aprendizado entre diversas redes de ensino.

Durante o encontro, os alunos aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas demandas e sugestões. Entre os temas discutidos, destaca-se a necessidade de sessões de formação relacionadas à interação em sala de aula, especialmente para alunos com necessidades educacionais específicas. Além disso, foram abordados tópicos como a preparação para eventos científicos e a realização de atividades que envolvam tanto a comunidade interna quanto a externa. Um exemplo, é o planejamento do evento “Farofa do Getae” para o final de setembro, além de outras atividades como festas de Halloween e almoços coletivos.

Os alunos também expressaram interesse em desempenhar um papel mais ativo na reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de nível técnico. Eles reconhecem a importância de incorporar tópicos e disciplinas que consideram relevantes para sua futura formação profissional.

Todas as demandas e sugestões apresentadas durante a reunião foram registradas pela Direção do Campus, que se comprometeu a fornecer um retorno à presidência do Getae. Esse diálogo e intercâmbio de ideias entre os estudantes e a administração demonstram um esforço conjunto para atender às necessidades e expectativas dos alunos de forma eficaz, avalia a Direção do Campus.