Firmino Splendor é homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Bento Gonçalves

O professor Firmino Splendor, que foi aluno da primeira turma de Técnicos em Viticultura e Enologia e posteriormente docente em nossa Instituição, foi homenageado com a Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara Municipal de Bento Gonçalves “pelos inúmeros trabalhos desenvolvidos em nosso Município”.

A outorga aconteceu em Sessão Solene realizada na terça-feira, dia 22 de março, com início às 18h, no Plenário Fernando Ferrari da Câmara Municipal. O Campus Bento Gonçalves esteve representado no evento pelo Diretor-geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro. Servidores que foram colegas do professor Firmino também prestigiaram o ato que contou com a presença de diversas autoridades e familiares.

Clique aqui para acessar o vídeo com a gravação da transmissão do evento.

Firmino Splendor nasceu em Bento Gonçalves, no dia 2 de novembro de 1940.  Sua trajetória na então Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves* começou no dia 4 de março de 1960, quando matriculou-se na primeira turma de técnicos em viticultura e enologia do Brasil, vindo a formar-se com mais 13 colegas, no dia 15 de dezembro de 1962. Posteriormente, especializou-se no Instituto de Enologia de Bordeaux, na França, em 1983 e 1984, onde também realizou em Blancafort cursos de atualização em 1993 e 1994.

Lecionou no período de 1977 a 2000, quando a Instituição era uma Escola Agrotécnica Federal. Durante sua carreira como professor, ministrou disciplinas de Organização e Normas (legislação brasileira), Equipamentos Vinícolas, Higiene e Conservação, Enoquímica e Enologia. Foi o responsável pelo setor da agroindústria de 1991 a 2000 e paraninfo das turmas de 1977, 1981 e 1986.

No 17° aniversário do Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, no dia 22 de outubro de 1976, foi um dos  sócios fundadores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), inicialmente denominada Associação Brasileira dos Técnicos em Viticultura e Enologia (ABTVE), sendo o primeiro presidente dessa entidade criada dentro do Colégio.

Em outubro de 2013, no aniversário de 54 anos da Instituição, o Campus Bento Gonçalves inaugurou o novo prédio da biblioteca, a qual passou a ser denominada Biblioteca Firmino Splendor.

* Antes de tornar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS, em 2008, a Instituição teve as seguintes denominações: Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves (1959); Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves (1964); Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves (1979); Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek (1985); Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (2002).