Estude no IFRS: Última semana de inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2024/01

O IFRS está recebendo inscrições para seleção de novos estudantes. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de outubro de 2023 no site oficial da seleção: ingresso.ifrs.edu.br. O início das aulas será no primeiro semestre de 2024.

No total, são mais de 160 opções de cursos gratuitos presenciais, 13 deles no Campus Bento Gonçalves, que oferece 446 vagas distribuídas da seguinte forma:

CURSOS DE GRADUAÇÃO – ENSINO SUPERIOR

• Licenciatura em Física – Turno: Noite – Vagas: 35;
  • Licenciatura em Letras-Português – Turno: Noite – Vagas: 35;
  • Licenciatura em Matemática – Turno: Noite – Vagas: 35;
  • Tecnologia em Alimentos – Turno: Noite e tarde – Vagas: 30;
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Turno: Noite e tarde – Vagas: 30;
  • Tecnologia em Horticultura  – Turno: Noite e tarde – Vagas: 36;
  • Tecnologia em Logística –  Turno: Noite – Vagas: 35;
  • Tecnologia em Viticultura e Enologia  – Turno: Noite e tarde – Vagas: 30.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

• Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – Turnos: Manhã e tarde – Vagas: 30;
  • Técnico em Agropecuária  – Turnos: Manhã e tarde – Vagas: 60;
  • Técnico em Informática para Internet  – Turnos: Manhã e tarde – Vagas: 30;
  • Técnico em Meio Ambiente  – Turnos: Manhã e tarde – Vagas: 30;
  • Técnico em Viticultura e Enologia – Turnos: Manhã e tarde – Vagas: 30.

Para participar do Processo Seletivo e concorrer a uma vaga no Campus Bento Gonçalves é preciso realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br, escolhendo o curso que pretende concorrer. É cobrada uma taxa, que deve ser paga até 24 de outubro. Depois, os candidatos participam da seleção, que varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual; ou ainda por sorteio entre os inscritos. Os documentos com as informações sobre a seleção (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 são divulgados no site de ingresso.

Embora os cursos do IFRS sejam gratuitos (não há cobrança de mensalidades), para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, conforme o tipo de seleção:

• por sorteio ou nota do Enem: R$ 20,00.
  • por prova do IFRS: R$ 50,00 (para o ensino médio integrado ao curso técnico e para os cursos técnicos) e R$ 70,00 (superiores de graduação).

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br,  até o dia 23 de outubro de 2023, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas:

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal. No site do Processo Seletivo há um menu explicativo sobre a reserva de vagas.

📌Datas principais:

• Período de inscrições para a seleção – 28/09 a 23/10/2023
  • Último dia para o pagamento do boleto bancário de inscrição – 25/10
  • Prova – 03 de dezembro de 2023

📍 Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.