Início do conteúdo

Estude no IFRS: Matrículas para os aprovados em primeira chamada vão até terça-feira, 20 de junho


O envio da documentação para a matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada ocorrerá via sistema eletrônico até terça-feira, 20 de junho de 2023. As listas de classificação estão divulgadas no site de ingresso.

Os candidatos classificados em primeira chamada no Processo Seletivos de estudantes 2023/2 do IFRS devem encaminhar a documentação para matrícula via sistema eletrônico até 20 de junho de 2023. O link do sistema eletrônico de matrículas está disponível na capa do site do Processo Seletivo.

Importante: estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos no cronograma para realmente efetivar a matrícula.

As listas de classificação dos candidatos que fizeram a seleção por prova, sorteio, utilizaram a prova do Enem ou fizeram a seleção especial para os cursos EJA estão divulgadas no site de ingresso.

DICAS IMPORTANTES SOBRE A MATRÍCULA:

📝 Se você foi aprovado em primeira chamada, reúna a documentação necessária para a matrícula. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais. No entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema de matrícula no período informado no cronograma (17 a 20 de junho para a primeira chamada de classificados). Lembre-se que os editais estão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste Processo Seletivo que não finalizarem a etapa da matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

FOI APROVADO NA COTA ERRADA?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências para a cota, mesmo assim deverá entrar no sistema de matrículas até 20 de junho de 2023 e apenas registrar presença no botão específico para isso. A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos. Para isso, deve continuar acompanhando o site de ingresso nas datas importantes do cronograma.

 SOBRE AS COTAS:

▶️ Também foram divulgadas na sexta-feira, 16 de junho as listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas classificados em primeira chamada.

Pretos e pardos – No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) da primeira chamada para matrículas, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, deverão participar da verificação étnico-racial, que ocorrerá no dia 20 de junho de 2023. A data, o horário e o local para cada candidato estão publicados juntamente com a lista geral de classificações.

Indígenas – Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, preencher também o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

 📝 FICOU COMO SUPLENTE?

Chamada pública: Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS publicará nova chamada de candidatos. A chamada pública da seleção, se ocorrer, está prevista para ser divulgada no dia 10 de julho de 2023. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

A ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta sexta-feira, 16 de junho de 2023, e as chamadas seguirão essa ordem.

Confira as próximas etapas importantes do Processo Seletivo

17 a 20 de junho de 2023 – Os aprovados em Primeira Chamada deverão enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico (o link será disponibilizado no site de ingresso) e os classificados pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico.

20 de junho de 2023 – Os aprovados em primeira chamada autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão participar das comissões de heteroidentificação, presencialmente.

Confira todas as etapas do cronograma e continue acompanhando o site de ingresso.

 


Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria

Fim do conteúdo