Estudantes promovem atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

Os alunos das três turmas do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e o Grêmio Estudantil (Getae) estão promovendo diversas atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, realizada anualmente na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Confira a programação:

SEBO DO CURSO DE MEIO AMBIENTE

Dias 01/06 e 06/06, ao meio-dia, no Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Humanas (Niepech).

“Incentivando a circularidade de livros, revistas e gibis contribuímos com a construção da sustentabilidade”.

MURAL SUSTENTÁVEL

Do dia 01/06 ao dia 07/06.

Será um espaço em que todos que frequentam o Campus Bento Gonçalves terão a oportunidade de escrever suas ações diárias que contribuem para uma maior preservação ambiental. Tal atividade tem o propósito de inspirar outras pessoas a incluírem mais sustentabilidade à sua rotina.

COLETA DE TAMPINHAS

Início no dia 06/06, com duração até o final do ano letivo.

Haverá pontos de coleta de tampinhas plásticas no Campus, nos blocos A, B, K e J, onde as pessoas poderão acondicionar corretamente as tampinhas das garrafas pets. Após o recolhimento, elas serão devidamente encaminhadas a um ponto de reciclagem e vendidas. O dinheiro arrecadado com a venda será destinado a ONGs da região que atuam na área ambiental.

SESSÃO PIPOCA

Dias 01/06 e 06/06, na Sala de Audiovisuais 1.

Exibição das produções cinematográficas “Nosso planeta” e “Lorax”, com a finalidade de prover a educação ambiental de forma didática e lúdica, para o entendimento da importância da preservação ambiental.

AMBIENTE EM FOCO

Dia 06/06.

Os estudantes receberão, na manhã da terça-feira, uma lista de situações, locais e objetos relacionados à questão ambiental existentes no Campus. Eles devem fotografar o que é pedido e enviar as fotos para o e-mail solicitado até as 23h59 do mesmo dia. A turma que completar mais itens da lista receberá um “mimo”. A atividade tem por finalidade sensibilizar os alunos sobre o espaço que frequentam diariamente. Mais informações serão disponibilizadas com a atividade, a qual será enviada no grupo dos líderes de turmas.

EXPOSIÇÃO SOBRE A SEPARAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS

Início no dia 06/06.

Exposição ilustrativa, na qual ficará demonstrada a forma adequada de fazer a separação dos resíduos. Ficará na parte térrea do bloco A, em frente ao Niepech.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS AMBIENTAIS

Do dia 06/06 a 13/06.

A turma do 1⁰ ano do Curso Técnico em Meio Ambiente fará uma exposição com esculturas de resíduos recicláveis representando as quatro esferas do planeta. Elas estarão expostas no Campus com o intuito de gerar reflexões e impactos sobre a necessidade de termos consciência sobre o presente e o futuro do nosso planeta.

PALESTRA: Soluções baseadas na natureza, com Gustavo Colares, na terça-feira, dia 06/06.

1° horário – 14h50 – 15h40 (2° e 3° períodos da tarde).

Participarão as turmas de 1° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, 1° ano do Curso Técnico em Administração, 2° ano do Curso Técnico em Administração e 3° ano do Curso Técnico em Informática da Internet.

2° horário – 15h50 – 17h30 (4 e 5° período da tarde).

Participarão as turmas de 1° ano do Curso Técnico em Informática da Internet, 2° ano do Curso Técnico em Informática da Internet e 2° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente.

PALESTRA: Trajetória e Pesquisas Ambientais: Projetos na Beifiur, com Mateus Nazari, na quarta-feira, dia 07/06.

1° horário – 8h20 – 10h (2° e 3° período da manhã).

Participarão as turmas de 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária – B, 1° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária – A, 2° do Curso Técnico em Viticultura e Enologia e 3° ano do Curso Técnico em Agropecuária.

2° horário – 10h10 – 11h50 (4° e 5° período da manhã).

Participarão as turmas de 1° ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia, 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária – A, 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária – B, 2° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, 3° ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia e 3° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Com informações da Secretaria de Imprensa do Getae / Sofia Laste Furlanetto.