Estudantes e servidores participam do 41º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Os estudantes do curso Superior do de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Angelo Gava e Cassandro Davi Emer, e os servidores, Evandro Ficagna e Bruno Cisilotto, participaram na semana passada do 41° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O evento, promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), foi realizado em Punta del Este (Uruguai), entre os dias 19 a 23 de novembro, e contou com mais de 400 participantes vindos de 30 países. O tema central foi “Moldando o futuro: desafios de produção e mercado”.

Os servidores e o discente Angelo Gava contaram com o apoio do IFRS por meio de auxílio para inscrição ou apresentação de trabalho científico. De acordo com a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, “a participação no evento contribuiu com a qualificação profissional de alunos e servidores e deu visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos autores, no seu contexto de trabalho e estudo”.

Trabalhos apresentados pela comunidade do Campus Bento Gonçalves:

Título: ” Efeito sobre a coloração de vinhos obtidos com termomaceração e fermentados na presença de diferentes produtos enológicos a base de taninos”

Apresentação de pôster: Angelo Gava, Evandro Ficagna e Bruno Cisilotto

Autores: Angelo Gava (IFRS), Evandro Ficagna (IFRS), Simone Bertazzo Rossato (IFRS), Bruno Cisilotto (IFRS), Lucas Dal Magro (UFRGS) e Ben-Hur Rigoni (AEB Group).

Título: “Efeito de tratamentos com resina de troca iônica sobre a capacidade de oxirredução de vinhos”

Apresentação de pôster: Bruno Cisilotto

Autores: Bruno Cisilotto (IFRS), Simone Rossato (IFRS), Sergio Echeverrigaray (UCS), Evandro Ficagna (IFRS), Luísa Wetzstein (IFRS), Angelo Gava (IFRS) e Ben-Hur Rigoni (AEB Group).

Título: ” Qualidade sensorial de vinhos de variedades resistentes comparados aos vinhos de variedades tradicionais em região de altitude de Santa Catarina”

Autores: Alberto Brighenti (EPAGRI), Leonardo Cury Da Silva (IFRS), Cassandro Davi Emer (IFRS), João Felippeto (EPAGRI), Betina De Bem (IFSC), Emilio Brighenti (EPAGRI).

Título: ” influência de manoproteínas nos aspectos sensoriais e físico-químicos de espumantes elaborados pelo método tradicional”

Apresentação de pôster: Maria Lúcia Fraron (Egressa)

Autores: Maria Lúcia Fraron (IFRS), Luciano Manfroi (IFRS), Valmor Guadagnin (IFRS), Bruno Cisilotto (IFRS), Simone Bertazzo Rossato (IFRS).