Suco de uva: estudantes e servidores elaboram bebida com uvas da safra 2019

Nessa semana, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, ocorreu o micro estágio para os estudantes do técnico em Viticultura e Enologia. Como ocorre em todos os anos, a principal proposta dessa atividade é a elaboração do suco de uva do campus. Auxiliaram nas atividades os professores Aneti Fernanda Ritzel, Evandro Ficagna, Jean Franscisco Carminatti e Jenniffer Ribeiro. No campo, os servidores Antônio Romagna, Jair Matias da Rosa, Marcos Júlio Toebe, Genei Luis Bucco e Gelson Lagni, além de todos os terceirizados da estação experimental. Por fim, na vinícola participaram Gisele Mion Gugel, Valmor Guadagnin e Bruno Cisilotto, além dos estagiários Angelo Gava e Volmar Centenaro.

A produção ficou em 2000 litros de suco, oriundos do processamento de 5000 quilos de uvas isabel, bordô e concord. De acordo com Bruno Cisilotto, a proposta do micro estágio cumpriu o seu papel de possibilitar a experiência de trabalho e produção de um derivado da uva com os estudantes. “A safra de 2019 foi uma safra difícil em relação às condições climáticas. O excesso de chuvas atrapalhou a maturação das uvas e aumentou muito a incidência de doenças fúngicas nos vinhedos. Apesar da maturação das uvas não estar excelente, a tecnologia empregada na vinícola-escola, mais os cuidados na hora da colheita e seleção das uvas possibilitou a elaboração de um ótimo suco”, finaliza.