Estudantes e servidores: cadastro de e-mail para as eleições institucionais deve ser feito até esta segunda-feira (novo prazo)

A comunidade acadêmica poderá escolher, pelo voto, os ocupantes dos cargos de reitor e diretor-geral de campus. Para isso, estudantes e servidores precisam cadastrar seu e-mail até esta segunda-feira, 02 de outubro.

Estudantes e servidores do IFRS poderão votar para eleger os ocupantes dos cargos de reitor e diretor-geral dos 17 campi pelos próximos quatro anos. No entanto, precisam cadastrar o endereço de e-mail que será usado para votação. Esse cadastro deve ser feito até esta segunda-feira, 02 de outubro de 2023 (novo prazo), de forma eletrônica. Saiba como abaixo.

Se você já tem conta no portal Gov.br:

1. Acesse a página Sistemas IFRS
  2. Faça a autenticação com seu usuário e senha do portal Gov.Br.
  3. Informe o endereço de e-mail para receber o link para votação e depois repita o mesmo endereço, para confirmar. Pronto! Você receberá um e-mail confirmando o cadastro.

Se você não tem conta no portal Gov.br:

1. Acesse a página inicial do portal Gov.Br e crie a sua conta ou recupere a senha.*
  2. Acesse a página Sistemas IFRS
  3. Faça a autenticação com seu usuário e senha do portal Gov.Br.
  4. Informe o endereço de e-mail para receber o link para a votação e depois repita abaixo, para confirmar. Pronto! Você receberá um e-mail confirmando o cadastro.

* Se tiver alguma dúvida sobre o login na conta Gov.Br, confira as perguntas frequentes da página.

Próximos passos

Os estudantes e servidores aptos a votar e com o endereço de e-mail cadastrado receberão, até 4 de outubro, um e-mail com as informações sobre a votação. Atenção: o e-mail pode parar na caixa de spam, lembre-se de verificar a sua.

No dia 5 de outubro, quinta-feira, basta seguir as instruções recebidas no e-mail e exercer seu direito. A consulta eleitoral se dará pelo Sistema Helios, que garante o sigilo do voto.

A votação ocorrerá das 9h às 21h e será possível votar a partir do seu próprio dispositivo eletrônico. Se preferir, poderá procurar o ambiente presencial de votação no campus (porém no horário das 9h às 20h do dia 5 de outubro), onde haverá computadores disponíveis – consulte os locais com as comissões locais.

O voto não é obrigatório, mas  é um direito de estudantes e servidores. Acompanhe a página das Eleições 2023 para saber mais.

Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria