Estudantes dos cursos de Tecnologia em Logística e Técnico em Administração visitaram Porto Seco da Serra Gaúcha

No sábado, dia 6 de maio, pela manhã, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística e do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio realizaram visita técnica na estação aduaneira gerida pela empresa Porto Seco Transportes Ltda, conhecida como Porto Seco da Serra Gaúcha.

A atividade letiva foi realizada nas disciplinas de Logística Internacional, do 5º semestre do Curso de Tecnologia em Logística, e Fundamentos de Comércio Internacional, componente do 3º ano do Curso Técnico em Administração. No local, foram recebidos pelo senhor Mauro Vencato.

Os alunos foram acompanhados pela docente que ministra essas disciplinas, a professora Tatiane Pellin Cislaghi, que explica: visitar o Porto Seco Transportes Ltda em Caxias do Sul é uma ótima oportunidade aos estudantes para aproximar diversos dos conceitos abordados em sala de aula, como trânsito aduaneiro, regimes aduaneiros especiais, logística internacional, com a realidade prática. Além da troca de experiências com profissionais de Comércio Internacional na prestação de serviços logísticos e aduaneiros, propiciando uma rica e importante fonte de conhecimentos. Conhecer um contêiner, olhar in loco mercadorias, equipamentos utilizados na movimentação, entre outros, são formas de ilustrar o que abordamos na teoria.

O trabalho de um porto seco é de extrema importância para o comércio internacional. Poder contar com um porto com serviços de muita qualidade como o de Caxias do Sul é um facilitador para as empresas da Serra avançarem em suas operações internacionais. Para os estudantes é uma excelente oportunidade para conhecer um porto com movimentações iguais a um de zona primária e aliar a teoria com a prática. A docente cita como exemplos os procedimentos realizados, regimes aduaneiros, canais de parametrização, equipamentos in loco para a movimentação dos contêineres, os vários tipos de contêineres, entre outros assuntos discutidos em aula.