Estudantes dos campi Bento e Farroupilha visitam Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

Nos dias 19 a 21 de setembro de 2019 os estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do IFRS, realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu-PR. A visita foi coordenada pelos servidores Manuel Andrade Neto, Paulo Rebeque e Tiago Belmonte Nascimento. O evento faz parte das atividades do projeto indissociável “A experimentação como ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Física”. Também participaram da visita os professores do Campus Farroupilha, Alexandre Bühler e Murillo Azevedo.

Durante a visita téncica os estudantes foram recepcionados no Centro de Recepção de Visitantes com a exibição de um filme institucional; e depois conheceu as instalações da Usina. A usina Itaipu Binacional, ao final da visita, doou um exemplar de livro de conteúdo técnico sobre Itaipu para a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. O grupo aproveitou a viagem para visitar o Parque das Aves, que é uma instituição privada que trabalha como um centro de conservação integrada de espécies da Mata Atlântica, pesquisando a reprodução em cativeiro e preservando animais ameaçados de extinção, e as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu que é uma área protegida brasileira do grupo das Unidades de Conservação.