Estudantes do ensino médio/técnico participam de atividades promovidas pelo Farrapos Rugby clube

As turmas do primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participaram de oficinas ministradas pelo Farrapos Rugby Clube, durante três semanas. A última atividade aconteceu no Estádio da Montanha, na quarta-feira, dia 22 de março, à tarde.

Eles têm oferecido atividades para nossos alunos já há algum tempo, conforme a disponibilidade, e temos estudantes que integram as equipes masculinas e femininas do Farrapos, explica a professora Cibele Santos. Inclusive, um estudante faz parte do time principal e conheceu a modalidade através destas oficinas. Atualmente, ele cursa faculdade na área da saúde, segue jogando e no ano passado ministrou várias oficinas.

Neste ano, a proposta foi de três semanas de prática, com a última delas no campo, trazendo o rugby e várias informações sobre a modalidade esportiva e mais fortemente a Tag Rugby, na qual cada jogador ou jogadora utiliza cinto com duas fitas presas com velcro.

A proposta foi utilizar este jogo pela possibilidade de inclusão de mais pessoas, entendimento mais claro das regras e para o controle dos ministrantes e nosso enquanto docentes. Primeiro porque tem menos contato, elimina-se o cair e derrubar com o fato de retirar-se uma tag, ao mesmo tempo em que é mais difícil algum dos alunos alegar que não houve contato, como a modalidade que utilizamos até o ano passado, o Touch Rugby, avalia a docente.

Para as atividades da quarta-feira, cada turma montou de uma a três equipes de sete ou oito pessoas, tendo um jogador como treinador por curso. Também foi disponibilizada uma estrutura com hidratação, água e frutas, banheiros, e um lanche ao final, seguindo o formato das partidas de rugby, o 3º tempo.

No início não sabíamos se teríamos uma equipe por turma, para ter uma chave com seis, em sistema de rodízio simples, mas o sucesso foi tanto que temos muitas equipes. Tivemos duas equipes do curso de Administração, duas de Meio Ambiente, três de Informática para Internet, uma da turma de Agropecuária A, duas da turma de Agropecuária B e duas de Viticultura e Enologia, todas dos primeiros anos. As equipes estavam bem animadas, quem não jogou compareceu para torcer, com cartazes, informa a professora Cibele.

O professor Werner de Andrade Muller destaca que, neste ano, o Farrapos premiou a equipe vencedora com um pacote de atividades no Parque de Aventuras Gasper. A final foi disputada pelas equipes C Sharp e Python, do curso técnico em Informática para Internet, sendo que a equipe Python foi a campeã do torneio.