Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente visitam associação de recicladores e transbordo municipal

Nos dias 9 e 12 de abril, os alunos das turmas de 1º e 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente tiveram a oportunidade de conhecer a Associação de Recicladores Progresso.

No local são recebidos e selecionados os resíduos provenientes da coleta seletiva da cidade, onde são separados conforme o tipo de material (plástico, metal, papel) e pela cor. Segundo o professor Gustavo Colares, responsável pela visita, esta é uma experiência muito importante para os alunos, pois além de verem na prática diversos conteúdos apresentados em sala de aula, os alunos conseguem visualizar para onde vão os resíduos gerados na cidade, conversar com pessoas envolvidas no processo de triagem e reciclagem e perceber a importância da separação adequada dos resíduos nas residências e da conscientização ambiental da população.

Em um segundo momento, os alunos conheceram a estação de transbordo do município, local para onde os resíduos orgânicos e rejeitos são encaminhados para serem trocados por um caminhão maior e serem enviados ao Aterro Sanitário de Minas do Leão.

As visitas foram acompanhadas pela bióloga Caroline Lazzarotto, Coordenadora do Setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Bento Gonçalves, e seus colegas da Secretaria de Meio Ambiente. Já na associação, os alunos puderam conversar com Adriano, principal responsável pelas atividades no local, que prontamente falou sobre as atividades e sanou as dúvidas dos estudantes.