Início do conteúdo

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária realizam visita técnica à Região das Missões


Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária do Campus Bento Gonçalves do IFRS participaram de uma viagem técnica à Região das Missões, promovendo aprendizado técnico e cultural.

A primeira visita ocorreu na Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, em Ijuí, onde os alunos conheceram o processo de criação de alevinos. Na sequência, a visita continuou na Chiapeta Empresa Agrícola, no município de Chiapetta, onde fomos recebidos pelo proprietário e agrônomo Marcelo Chiapetta, que abordou a temática do uso de manejos sustentáveis na produção agrícola. Além da fala de Marcelo, foi possível conhecer os sistemas produtivos e visitar as plantações no campo. A ação foi organizada em parceria com o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Ijuí, Tomaz Galvão de Bem.

A primeira parte da visita, voltada para o conhecimento técnico da área, foi complementada com o aprendizado sobre uma região, conhecida como “Os Sete Povos das Missões”. Iniciamos esse aspecto histórico visitando a mais recente das reduções construída onde hoje se localiza a Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo.

Outro marco da viagem foi a visita ao Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões e ao Museu das Missões, patrimônio da humanidade e administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Neste local, os alunos puderam conhecer a organização de uma redução jesuítica e o processo de ocupação regional, observando aspectos geográficos, históricos e culturais. À noite, assistiram ao tradicional Espetáculo Som e Luz, que narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani, destacando o cotidiano, a política, a arte, a guerra e a fé de uma sociedade.

No segundo dia, a visita inicial no Manancial de Cultura Missioneira, que reúne numerosos objetos que fazem referência à história da região missioneira, além do Santuário do Caaró, localizado no exato local da antiga redução de Caaró, no primeiro ciclo das reduções jesuíticas. No retorno da viagem, os estudantes visitaram o Museu da Pedra e Mineralogia, no município de Soledade.

A ação da visita foi desenvolvida na disciplina de Geografia III, ministrada pelo professor Joaquim Rauber, e contou com a participação do docente Ismael Mario Marcio Neu e do servidor Jair Matias da Rosa.

Fim do conteúdo