Estudantes do Curso Técnico em Administração realizam visita técnica em Lajeado

Na quinta-feira, dia 23 de março, a turma do 3º ano do Curso Técnico em Administração realizou visita técnica à empresa Docile, localizada na cidade de Lajeado. Os estudantes foram acompanhados pela professora Tatiane Pellin Cislaghi, que ministra a disciplina “Fundamentos de Comércio Internacional”.

A Docile é uma empresa fundada em 1991 e possui em seu portfólio mais de 250 itens divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó.

Ser uma empresa global, focada em crescimento, resultado e alta qualidade é sua visão de futuro, além de ser uma empresa simples, responsável, determinada e financeiramente saudável. “Ademais da história e tradição da organização, considerando-se os conteúdos estudados no componente de Fundamentos de Comércio Internacional, visitar uma empresa que mesmo diante da pandemia da Covid-19 obteve crescimento de seu faturamento nos últimos anos (2019 e 2020) é um diferencial ao processo formativo de nossos estudantes”, explica a professora Tatiane.

Ela salienta, também, que a taxa de exportação avançou acima de 30% nos últimos anos. Por isso, foi uma excelente oportunidade para os estudantes vivenciarem o dia a dia das rotinas do comércio internacional na prática, com um case de excelência gaúcho.

A visita contou com uma apresentação institucional, com histórico da empresa, dados sobre produtos e expansão, e, na oportunidade, um dos sócios, Alexandre Heineck, o diretor que cuida do Comércio Exterior da Docile, também abordou algumas questões com a turma e enalteceu e agradeceu a presença de todos na empresa.

Após, a palestra seguiu com os colaboradores do setor de exportação, os quais apresentaram produtos exclusivos, curiosidades e alguns números do mercado. Na sequência, o grupo seguiu para a visita na produção. No retorno, foram realizados os agradecimentos pela recepção e compartilhamento de experiências proporcionadas aos presentes.

Além do diretor mencionado, participaram da recepção aos estudantes a analista de Desenvolvimento Humano Paloma Lima e os profissionais das equipes da exportação, Janice Dalmás e Augusto Dalmoro, e do sistema de gestão, Marina Schilling e Paula Basttisti.

“Foi uma visita maravilhosa. Conhecer a estrutura organizacional de uma empresa consolidada no mercado nacional e internacionalmente, sem dúvidas, foi uma oportunidade de aprendizado ímpar para nossos estudantes. Muitos dos temas tratados e da visita in loco ao processo produtivo podem ser correlacionados com nossos componentes curriculares, realizando assim a junção da teoria com a prática”, avalia a docente.