Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Logística visitam terminal de contêineres de Rio Grande

No dia 1º de outubro, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Campus Bento Gonçalves visitaram o Tecon Rio Grande, acompanhados pelas professoras Tatiane Pellin Cislaghi e Anelise D’Arisbo.

Esse é o terminal de contêineres mais automatizado do Brasil e foi sem dúvida uma experiência que aliou a teoria com a prática em diferentes temas relacionados à logística, avalia a professora Tatiane.

A docente relatou que, na ocasião, os alunos puderam acompanhar a operação de dois navios, um de longo curso (Ásia) e um navio de cabotagem (Brasil). A explanação inicial contou muito sobre a história do Terminal, atividades, equipamentos utilizados, principais cargas de exportação, importação e cabotagem, entre outros aspectos do comércio internacional, o que permitiu correlacionar com conteúdos como transporte marítimo internacional, Incoterms, seguro internacional, logística de transporte, sistemas de informação, gestão de estoques, entre outros.

Além disso, propiciou aos estudantes um contato direto com os profissionais de logística e de comércio exterior, compartilhando e adquirindo conhecimentos sobre as práticas aplicadas em um ambiente real das áreas estudadas.