Estudantes do Curso Superior de Agronomia e Técnico em Agropecuária realizam visita técnica em produção de ruminantes

No dia 15 de outubro, os estudantes do Curso Superior de Agronomia e do 3º ano do curso técnico em Agropecuária do Campus Bento Gonçalves do IFRS participaram de uma visita técnica voltada à produção de ruminantes, realizada no interior de Caxias do Sul. A atividade foi coordenada pelas professoras Maria Amélia Agnes Weiller e Melânia Lazzari Rigo, responsáveis pelas disciplinas de produção de ruminantes.

Durante a manhã, os estudantes visitaram a Fazenda das Nogueiras, especializada na produção leiteira com animais das raças Gir e Girolando. A visita proporcionou a oportunidade de observar a adaptação de raças tropicais ao clima frio da região, além de esclarecer dúvidas sobre a criação dessas raças no Sul do Brasil. A propriedade é referência na produção de genética de qualidade, com comercialização para todo o país.

Na parte da tarde, o grupo visitou a propriedade Boca da Serra, que se dedica à produção de carne de ovinos da raça Ile de France e bovinos de corte das raças Angus e Brangus. A produção de ovinos conta com assistência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e os alunos acompanharam manejos práticos conduzidos pelo médico veterinário responsável. A propriedade, assim como a Fazenda das Nogueiras, opera sob um sistema semi-extensivo, com pastagens como principal fonte de alimentação.

A visita técnica proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da realidade do campo, destacando a importância da capacitação e competência no setor de produção primária para atender às demandas do mercado.