Estudantes do Curso de Letras realizam visita técnica à Casa e Museu Érico Veríssimo e ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo

No sábado, dia 15, os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras matriculados nas disciplinas de “Literatura Sul-rio-grandense” e “Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão” realizaram uma visita técnica ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões. O grupo foi acompanhado pelos professores Carina Fior Postingher Balzan e Kleber Eckert.

No local, os estudantes receberam explicações sobre o templo e as ruínas e vivenciaram uma atividade de leitura a partir de trechos da obra O Tempo e o Vento, cuja narrativa representa o espaço da redução jesuítica.

No trajeto, os estudantes visitaram a Casa e Museu Érico Veríssimo, em Cruz Alta, onde assistiram a uma palestra do historiador e escritor Rossano Cavalari e conheceram o acervo formado por livros, fotografias e objetos pessoais do escritor.

O objetivo da visita foi ampliar os conhecimentos dos estudantes a respeito da história sul-rio-grandense, verificando como o fato histórico da formação dos Sete Povos das Missões está representado na literatura, principalmente na obra do escritor Erico Verissimo. Além disso, buscou-se promover nos licenciandos a valorização da formação do povo gaúcho, marcado fortemente pela cultura indígena, informa a professora Carina.