Estudantes do Curso de Letras participam de atividades letivas em Porto Alegre

Estudantes de Letras que estão cursando as disciplinas “Estudos do Texto II – Produção Acadêmica” e “Literatura Brasileira III”, ministradas pela professora Michele Savaris, e “Linguística Aplicada” e “Prática de Pesquisa em Letras II”, ministradas pela professora Minéia Frezza, participaram de visitas técnicas, no dia 11 de novembro, em Porto Alegre.

Na ocasião, visitaram a Feira do Livro de Porto Alegre e o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS).

Os estudantes foram recebidos no Delfos pela bibliotecária Daniela Christ, pela estagiária Letícia Hartmann Viaro e pelo professor Jonas Dornelles, pesquisador e coordenador do movimento salvedyonelio, informa a professora Michele Savaris.

A docente relata que, além de conhecer o acervo, os estudantes tiveram a oportunidade de observar como funciona a pesquisa no campo da crítica genética, que busca interpretar uma obra a partir de seus rascunhos ou documentos preparatórios.

Jonas Dornelles, pesquisador de Dyonélio Machado, falou sobre esse escritor gaúcho e mostrou um exemplo de pesquisa em crítica genética, comparando o original da obra Deuses Econômicos com versões posteriores, para observar algumas das mudanças feitas.

Na sequência, os estudantes foram para a Feira do Livro de Porto Alegre, evento literário considerado referência no país, por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura. Em 2023, na sua 69ª edição, a Feira tem como tema “Quem lê, sabe o caminho”.

A professora Michele Savaris avalia que, a partir dessas experiências, os estudantes puderam conhecer mais um campo de pesquisa que tem estreita relação com o Curso de Letras, além de ampliar o olhar e conhecimento acerca de escritores gaúchos, cuja memória está conservada através de documentos e objetos, e fortalecer a relação com os livros e com a leitura.