Estudantes do Curso de Letras criam jogos e materiais concretos para aulas de Literatura

A turma do quinto semestre do curso de Letras, na disciplina de Laboratório de Ensino – Literatura no Ensino Médio, foi instigada a criar jogos e materiais concretos para uso em sala de aula. A atividade foi desenvolvida a partir de reflexões acerca de possíveis práticas a serem utilizadas para contribuir com a aprendizagem de estudantes com dificuldades.

A ideia era que estudantes do curso se valessem da estrutura disponibilizada no Campus Bento Gonçalves no espaço maker PIPA IFmakeRS, onde é possível criar materiais com uso de impressoras 3D e máquina de corte a laser.  O professor da disciplina, Maiquel Röhrig, levou os alunos a conhecer o local e entender as possibilidades criativas. A turma montou coletivamente um quebra-cabeças literário, discutiu possibilidades e, depois, recebeu o desafio: criar algo que fosse ao mesmo tempo divertido, facilitasse a memorização de conteúdos e estimulasse o desenvolvimento de habilidades, de acordo com as diretrizes norteadoras da BNCC.

O resultado pode ser conferido nas imagens, que mostram os diferentes jogos e materiais criados, e que poderão ser utilizados pelos(as) estudantes nas práticas de seus estágios e, claro, em sua vida profissional como professores(as) de Literatura. O estudantes na foto são: Aiane Milene Canossa, Andressa Trilha dos Santos, Daiana Dal Ponte, Iago Spellmeier Zuchi, Larissa Roque Zeni, Liélen Caroline Rodrigues De Freitas, Marianna Marcelle Fagundes Dos Santos Evaldt, Mateus Daniel Tasca Casagrande e Matheus Bordignon.