Estudantes do Campus vivenciam a criação e gestão de uma miniempresa

O Campus Bento Gonçalves, por meio do projeto Clickup, em parceria com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), participou do Programa Miniempresa, da Junior Achievement do Rio Grande do Sul, com uma jornada de 15 semanas e com o apoio de quatro mentores, representando as áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos (RH) e Produção.

Com a mentoria de Juvenal Dalcin (Produção), Ângela Cavalet Peron (RH), Márcio Chiaramonte e Luciano Do Rosario (Finanças) e Adriano Menegotto (Marketing), os alunos de diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio vivenciaram a criação e a gestão de uma empresa.

Os jovens empreendedores criaram a Núria Velas Aromáticas e o primeiro objetivo de vendas foi alcançado durante os primeiros dias da ExpoBento. Nessa feira, os alunos tiveram uma experiência imersiva de vendas e marketing. “Mas nem tudo são flores, vivenciamos fim de estoque de matéria-prima do fornecedor, atraso de entrega de material, hora extra, discussão entre a equipe… é a vida real de uma empresa”, conta Cora Berbert.

Os participantes do projeto também tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Fábrica Dalmóbile, a convite do mentor Juvenal Dalcin, onde puderam vivenciar o dia a dia de uma indústria.

“Com o encerramento do projeto Miniempresa, a Núria Velas Aromáticas pagou seus colaboradores, seus acionistas (se toda ação rendesse bem assim…), e doou ao Lar do Ancião parte dos lucros”. A solenidade de formatura ocorreu no auditório da Universidade de Caxias do Sul, com a participação de todas as Miniempresas de Caxias do Sul e região, relata Francimara Ferreira.

Sobre a Junior Achievement

É uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919 com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, atua em todos os estados, por meio de parcerias.

Sobre o Programa Miniempresa

Desenvolvido pela Junior Achievement, ensina aos jovens o empreendedorismo na prática, dentro da própria escola. Voltado para estudantes do Ensino Médio, o programa é desenvolvido em 15 encontros, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. O Miniempresa foi o primeiro programa criado pela Junior Achievement Internacional, em 1919.