Estudantes do Campus Rolante visitaram o Pipa Ifmakers

O Projeto Pipa Ifmakers recebeu no dia 12 de julho a visita de estudantes do Campus Rolante do IFRS. Os alunos dos terceiros anos dos cursos de Administração, Agropecuária e Informática estavam acompanhados pelos professores de Matemática Elisa Martins, Ana Maria Mras, Ilisandro Pesente e Douglas Manenti, além do professor Carlos Steinmetz de Física e Eduardo Bassi de Administração.

O grupo participou de uma oficina promovida pelo professor Diego Lieban. Inicialmente, essa ação teve o propósito de despertar discussões de Análise Combinatória a partir de atividades lúdicas e apresentar um pouco das ações do Campus Bento Gonçalves com a Cultura Maker. Na ocasião, estudantes dos 3º anos do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico em Meio Ambiente apresentaram e jogaram com visitantes suas versões adaptadas do jogo SET.

Além disso, a atividade contou com propostas lúdicas para Biologia e Química, desenvolvidas respectivamente pelas professoras Aline Nondillo e Débora Tomasini. As atividades de Biologia foram desenvolvidas por estudantes do 2° ano do Curso Técnico em Informática para Internet e incluíam desafios digitais, como jogo de memória, quizz, jogo termo e jogo da forca com temáticas sobre vírus e bactérias. Na atividade de Química, um Escape Room digital apresentava desafios de Química Orgânica. Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Licenciatura em Matemática e a professora Daiane Frighetto colaboraram com a ação, mediando atividades físicas e digitais, relata o professor Diego Lieban.