Estudantes do Campus participaram da XII Olimpíada de Filosofia do RS

O Campus Bento Gonçalves foi representado por 46 estudantes dos seus quatro cursos de Ensino Médio, na XII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul, realizada no campus da UCS em Caxias do Sul. Os alunos foram acompanhados pelo professor de Filosofia, Franco Soares.

De forma não competitiva, 340 alunos do 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 11 escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul participam de 12 oficinas didáticas baseadas no tema geral – nesta edição: Felicidade: busca pessoal ou construção coletiva? – coordenadas por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos estágios do curso de Filosofia da UCS. Os debates foram direcionados aos questionamentos dos jovens diante do contexto sociocultural vivenciado atualmente.

As oficinas:

• Felicidade na Era Digital;
  • A felicidade é uma explosão;
  • Amor Fati: você pode amar e ser feliz com o seu destino?;
  • O que é que eu vou fazer com essa tal de felicidade?;
  • Diga-me com quem andas e eu te direi de quem sinto ciúmes;
  • O prazer como caminho para a felicidade;
  • Felicidade dá Trabalho!;
  • O que é necessário para ser feliz?;
  • Caça à felicidade;
  • Três oficinas sobre grupos de investigação – 3° ano do Ensino Médio.