Estudantes do Campus Bento Gonçalves recebem destaques na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM

Marcelo Pegoraro e João Vitor Silva Borba

Marcelo Pegoraro e João Vitor Silva Borba, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, receberam Destaques na 6ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) Jovem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizada na terça-feira, dia 24.

No evento, que contou com a apresentação de 241 trabalhos e a participação de 37 escolas, João recebeu o Destaque como Jovem Extensionista no eixo temático Direitos Humanos e Justiça com a comunicação “Repercussão do movimento afrotransfeminista na região da serra gaúcha: uma discussão étnica, de gênero e localidade”. O trabalho foi orientado pela Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Sirlei Bortolini, onde o estudante atua como bolsista.

Marcelo Pegoraro, integrante do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), obteve o Destaque como Jovem Extensionista no eixo temático Cultura e Arte com o trabalho “Cultivando a Identidade Cultural: um estudo das ações do Núcleo de Arte e Cultura”, orientado pela Coordenadora do NAC, Andressa Argenta.

Participar da JAI Jovem foi uma experiência muito engrandecedora para nós academicamente. Trocar experiência com diversas pessoas e principalmente representar o Campus Bento Gonçalves do IFRS foi único e nos trouxe aprendizado rico em conhecimento e saberes. Nossa maior alegria foi poder compartilhar nosso trabalho em um ambiente onde o conhecimento, a pesquisa e a extensão são valorizados, podendo exaltar ainda mais a importância de um ensino gratuito e de qualidade. Ademais, os destaques, como consequência de nosso esforço, nos transmitiu ainda mais reconhecimento e alegria por participar desse evento.

Marcelo Pegoraro