Estudantes do Campus Bento Gonçalves falam sobre o estágio realizado na Espanha

Na última semana de junho, os estudantes Rafael Spisla e Gabriela Agostini Coppini, do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, realizaram a apresentação de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

A temática do TCC de ambos está relacionada ao estágio que realizaram em uma vinícola localizada na região de La Rioja Alavesa, na Espanha, por meio do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (Pima), uma rede de instituições de ensino ibero-americanas da qual o Campus Bento Gonçalves do IFRS participa com a Universidade de Cádiz, no eixo Enologia.

Rafael considera que a experiência de ter realizado uma safra na vinícola Remelluri “foi o ponto culminante” de todo o estudo realizado durante sua graduação. A grande variedade de atividades realizadas no decorrer do estágio possibilitou uma visão ampla de todo o processo de vinificação e um grande aprendizado em diferentes áreas do conhecimento enológico, avalia. “As diferenças entre a enologia praticada no Brasil e na Espanha ficaram bem nítidas durante toda a experiência e o entendimento destes contrastes foi extremamente importante para o aprofundamento dos conhecimentos. Isso com certeza possibilita uma maior abertura de portas para futuras oportunidades de atuação profissional na área”.

A oportunidade de realizar o estágio foi muito gratificante, relata Gabriela. “No início dos trâmites do intercâmbio, não sabia bem o que esperar; mas, com o passar dos dias na vinícola, me surpreendi de uma forma muito positiva. Para mim, todo o período significou muito aprendizado profissional e, na mesma proporção, crescimento pessoal”. Na vinícola, ela pode realizar uma grande variedade de atividades relacionadas à coleta de amostras no campo, a análises físico-químicas e ao acompanhamento das vinificações.

Outro fator destacado pelos estudantes foi a vivência cultural. Rafael conta que, apesar do desafio da língua, o estágio ofereceu uma oportunidade única de imersão na cultura local e na valorização da identidade e tradição da região de Rioja. “Experiências enogastronômicas diárias fizeram o aprendizado durante toda a estadia na Espanha ter sido muito além da enologia. Além disso, a vivência com as pessoas do lugar, a hospitalidade e generosidade da família dos proprietários e a atenção dos funcionários da vinícola foram essenciais para a riqueza de toda a experiência”.

Gabriela informa que a família responsável pela vinícola os recebeu muito bem e passou muito conhecimento, assim como a equipe de trabalho. “Estivemos inseridos na história, na cultura e na gastronomia da região de uma forma especial. Sem dúvida, foi um período essencial para minha formação como enóloga, foi a completude de um ciclo. Saí de lá com muito carinho por todos e com bastante saudade”.

Sobre os TCC

Rafael Spisla apresentando o TCC.

Gabriela Agostini Coppini apresentando o TCC.