Estudantes de Logística visitam a empresa Tramontina Cutelaria

Na noite de sexta-feira, 6 de setembro, a turma 2018 do curso superior em Tecnologia em Logística, conduzida pelas professoras Fabiane Cristina Brand e Leane Maria Filipetto, realizou uma visita técnica à unidade de fabricação de panelas e utensílios de alumínio da Tramontina Cutelaria, localizada em Desvio Machado (Carlos Barbosa).

A visita, guiada pelo colaborador Anildo Dal Magro, proporcionou o conhecimento dos processos de fabricação da empresa assim como o uso de técnicas avançadas de Manufatura e de Logística. Na opinião do estudante Massimo Colaceci, “a visita foi conduzida de maneira clara, completa e objetiva pelo colaborador da empresa, que apresentou as etapas principais do processo produtivo, destacando a diferença entre os graus de automação entre as etapas, além dos desafios da empresa em termos de gestão de pessoas. Particularmente, os aspectos que mais chamaram a minha atenção foram a quantidade de bobinas de alumínio, a automação do processo de fundição e prensagem do alumínio, o uso do equipamento mini load, a alta densidade de armazenamento de peças complementares, o número de colaboradores na parte de embalagem e inspeção e, também, a boa política de gestão de pessoas”.

Para a aluna Sabrina Sberse “a visita técnica que realizamos na Tramontina Cutelaria agregou muito conhecimento. Através de cada processo foi possível visualizar os conteúdos que aprendemos em sala de aula, tais como otimização de processos, Logística Reversa, aproveitamento de materiais, gestão de pessoas, sistemas de armazenagem e equipamentos de movimentação, cuidado com o meio ambiente, análise de mercado e do comportamento do consumidor (a Tramontina possui uma linha bastante flexível para atender as exigências tanto dos clientes finais como das grandes redes que solicitam kits exclusivos) e muita tecnologia empregada em Indústria 4.0, que torna tudo mais eficiente. A cultura organizacional da empresa é bastante forte e o crescimento é estimulado entre os funcionários. Os investimentos em inovação e cursos tornam a oportunidade de aprendizado constante, valorizando o ser humano. Agradecemos pela excelente recepção e esperamos por novas visitas, pois o valor delas em nossa vida acadêmica é inestimável”, finaliza.