Estudantes de Licenciatura em Pedagogia/Parfor visitam aldeia indígena localizada em Farroupilha

No sábado, dia 15, estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia que ingressaram no segundo semestre de 2022 por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) estiveram em uma aldeia indígena localizada no município de Farroupilha.

As alunas foram acompanhadas pelo professor Onorato Jonas Fagherazzi, membro do Projeto Compaixão, e pela Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bento Gonçalves, Sirlei Bortolini.

A professora Orilda, indígena dessa aldeia, foi muito solícita e deu informações sobre os costumes e sobre o método de ensino utilizado na escola local. Essa turma está cursando a disciplina de Antropologia da Educação e foi muito importante prestigiar e conviver de perto com os indígenas, sua realidade e sua cultura, avalia Sirlei.

Na ocasião, houve um momento de confraternização com almoço proporcionado pelas doações arrecadadas pelas estudantes e pelo Projeto Compaixão. Em seguida, aconteceu a entrega de doces para as crianças da aldeia, os quais foram obtidos na campanha “Páscoa Solidária 2023”.

“Atualmente, estamos fazendo uma campanha de arrecadação de material escolar e jogos pedagógicos para serem entregues para as escolas das aldeias localizadas em Farroupilha e em Bento Gonçalves”, informa a Coordenadora do Neabi.