Geral
Estudantes das Licenciaturas participam do Enade 2025
última modificação em 28 de outubro de 2025
No domingo, 26 de outubro de 2025, estudantes das Licenciaturas do IFRS – Campus Bento Gonçalves participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que neste ano foi aplicado juntamente com a Prova Nacional Docente (PND).
O Enade é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo verificar o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso.
Desde 2024, o Enade para as Licenciaturas passou a ter caráter anual, reforçando a importância do acompanhamento contínuo da formação docente e da qualidade dos cursos ofertados pelas instituições de ensino superior.
A participação no exame é obrigatória para os concluintes das Licenciaturas e constitui um dos componentes curriculares necessários para a colação de grau.




