Estudantes conquistam premiações na Olimpíada Nacional de Ciências

Duas alunas do Campus Bento Gonçalves foram premiadas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Maria Carolina Basso Rodiguero, do 1º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia, conquistou a medalha de ouro e a estudante Érica Maria Kuffel, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, recebeu menção honrosa.

Neste ano, 16 estudantes do Campus participaram das Olimpíadas, que ocorreram on-line, e teve a 1ª fase realizada no dia 20 de agosto. A partir das notas da 1ª fase, 3 alunas foram selecionadas para 2ª fase: Maria Carolina Basso Rodiguero, Érica Maria Kuffel e Raíssa Breunig Scholz. As provas da 2ª fase também ocorreram on-line, no dia 10 de setembro, com questões dissertativas envolvendo conteúdos de química, física, biologia, história e astronomia.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas.

No Brasil, participaram aproximadamente 2 milhões de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do Ensino Médio. As provas são realizadas de acordo com a série do estudante e a ONC concede medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase, divididas em 03 (três) categorias: ouro, prata, bronze.