Estudantes aprendem a produzir sabão com óleo de cozinha residual

No dia 18 de outubro de 2024, os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Bento Gonçalves do IFRS participaram de uma oficina prática sobre o reaproveitamento de óleo de cozinha usado para a produção de sabão. A atividade foi realizada durante a aula da professora Milene Priebe e contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves, representada por Caroline Lazzarotto e Sandi Corti, e da Corsan, representada por Fabiane Rodrigues.

O objetivo da oficina foi ensinar aos estudantes a importância do reaproveitamento de óleo residual e sensibilizá-los sobre os impactos ambientais negativos causados pelo descarte inadequado desse resíduo. Durante a atividade, os alunos aprenderam a produzir sabão a partir do óleo usado, conectando os conceitos teóricos abordados em disciplinas como tratamento de resíduos e efluentes, tecnologias limpas e química. A ação reforçou a importância de práticas sustentáveis e promoveu a conscientização ambiental, estimulando os alunos a refletirem sobre alternativas ecológicas no dia a dia.