Estudante: o IFRS quer te conhecer melhor – participe do Diagnóstico Discente

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão convidados a responder questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais, de socialização, projetos de vida e reflexos da pandemia.

O objetivo central é o desenvolvimento de medidas estratégicas que favoreçam a permanência e o êxito no processo de formação integral das/os estudantes da Instituição, através do desenvolvimento do Plano Estratégico de Permanência e Êxito das/os estudantes. Para tanto, se faz necessário o mapeamento do perfil das/os estudantes ingressantes dos campi do IFRS para identificar as fragilidades que impactam na permanência e o êxito destes.

Formulário: https://forms.gle/ArnkMra4Ne3eXtNx6

Saiba mais

O Diagnóstico faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino. A necessidade de realização do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 como uma forma de identificar semelhanças e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS.

A primeira edição foi realizada no ano de 2019. O novo diagnóstico poderá avaliar questões impostas pela pandemia de Covid-19 e pela adoção, no IFRS, de atividades pedagógicas não presenciais e ensino remoto, que percorreu os anos de 2020 e 2021.