Geral
Estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa a distância no IFRS fizeram prova presencial no sábado
última modificação em 25 de fevereiro de 2022
Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que realizaram curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS no formato a distância fizeram no sábado, dia 19 de fevereiro, a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. A prova foi aplicada no Campus Bento Gonçalves, onde compareceram 18 candidatos do total de 25 inscritos.
Clique aqui para acessar o resultado.
A avaliação presencial teve como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS por meio de Educação a Distância (EaD).
Essa atividade atendeu ao que estabelece a Portaria Nº 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade EaD.
A professora Carina Fior Postingher Balzan coordenou os trabalhos no Campus Bento Gonçalves e considera que a aplicação das provas presenciais representa um grande avanço do IFRS para o atendimento da legislação vigente e para a inserção dos imigrantes e refugiados à sociedade brasileira.
Também participaram das atividades o servidor Leandro Rocha Vieira e as estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Júlia Sonaglio Pedrassani e Monique Dias Souza.
Para o ano de 2022 está prevista uma nova turma do Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados, com início em abril. O período de inscrições será divulgado em breve.