Estão abertas as inscrições no processo seletivo para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2023

A partir desta quinta-feira, 27 de abril, o IFRS receberá inscrições para o processo seletivo de estudantes que ingressarão no segundo semestre de 2023.

No Campus Bento Gonçalves, as vagas são para o Curso Técnico em Hospedagem, para o Bacharelado em Agronomia e para a Licenciatura em Pedagogia. A seleção de estudantes nessa unidade do IFRS será pela realização de uma prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão recebidas pelo site ingresso.ifrs.edu.br até o dia 8 de maio de 2023.

O Curso Técnico em Hospedagem, com duração de um ano e meio (três semestres), tem a oferta de 30 vagas e é realizado no turno da noite. Para o Curso de Licenciatura em Pedagogia são ofertadas 40 vagas, também noturnas, e a duração é de quatro anos (oito semestres). O Bacharelado em Agronomia oferece 30 vagas e as aulas acontecem pela manhã e tarde, com duração de cinco anos (dez semestres).

Todos cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa. Para os candidatos que farão a seleção por nota do Enem, a inscrição custará R$ 20,00. Para os inscritos que realizarem a prova própria do IFRS, a taxa de inscrição será de R$ 50,00 no caso dos cursos técnicos ou R$ 70,00 nos superiores de graduação.

Aqueles que pediram a isenção dessa taxa até o dia 25 de abril devem fazer a inscrição no processo seletivo entre os dias 27 de abril e 8 de maio de 2023. Após finalizar a inscrição, será gerado o comprovante de isento, para aqueles que não precisarão pagar a taxa, ou então um boleto bancário, para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar.

Todas as informações e orientações sobre este processo seletivo estão disponíveis a partir de ingresso.ifrs.edu.br/2023-2

Sobre a seleção por prova ou Enem

Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O candidato que fez a prova do Enem em qualquer ano de 2017 até a atual pode informar, no momento da inscrição, que deseja utilizar a nota e de qual ano. O IFRS vai buscar a nota que todos os candidatos para as vagas daquele curso obtiveram e fazer a ordem de classificação.

A ordem de classificação de todos os candidatos, conforme as cotas em que estão inscritos ou no acesso universal (também chamada de cota 1 e na qual qualquer interessado pode concorrer), é posteriormente divulgada no site de ingresso. De acordo com a disponibilidade de vagas, os candidatos serão chamados nessa ordem de classificação para pré-matrículas. É preciso estar atento às chamadas divulgadas no site de ingresso.

Prova

Na seleção por prova, os candidatos precisam fazer, presencialmente, uma prova aplicada pelo IFRS na data informada no cronograma do processo seletivo de estudantes (neste Processo Seletivo, será no dia 04 de junho de 2023). A prova é objetiva (questões com alternativas de respostas para marcar) e, para os cursos superiores de graduação, tem também uma prova de redação. Os conteúdos estão previstos no edital de cada tipo de curso.

Para ajudar nos estudos, é possível consultar provas de Processos Seletivos anteriores no site de ingresso.

Cotas:

Neste Processo Seletivo, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas).

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Sobre as inscrições:

As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h desta quinta-feira, 27 de abril, até o dia 08 de maio de 2023, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

📌Fique atento às etapas do cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2023/02:
  • Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 27 de abril de 2023
  • Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: das 14h de 27 de abril até 23h59 do dia 08 de maio de 2022
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 09 de maio de 2023
  • Divulgação dos locais de prova: 31 de maio de 2023
  • Prova para os cursos com esse formato de seleção: 04 de junho de 2023
  • Sorteio público entre os inscritos: 07 de junho de 2023
  • Palestra EJA: 07 de junho de 2023

Para acompanhar as novidades do processo seletivo, acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br