Estágio em Foco – a conexão entre teoria e prática na formação profissional do estudante de nível técnico do Campus Bento Gonçalves

A Seção de Estágios do Campus Bento Gonçalves está promovendo uma série de atividades para divulgar aos estudantes o que é um estágio, seja ele obrigatório ou não para a integralização do curso. O projeto, intitulado Estágio em Foco, surge como uma iniciativa, principalmente para os cursos que não possuem em seus currículos o estágio obrigatório. Com uma abordagem presencial em sala de aula, visa motivar estudantes a explorarem oportunidades na área de seus cursos através da modalidade de estágio não obrigatório.

A primeira atividade do projeto ocorreu no dia 7 de março e envolveu estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente.

O diferencial do Estágio em Foco reside na compreensão de que o estágio não obrigatório é mais do que uma simples experiência profissional remunerada; é uma ponte entre o conhecimento adquirido na sala de aula e a realidade dinâmica que se vivencia em uma empresa. O estudante que consegue uma vaga em um estágio não obrigatório, recebe uma bolsa-auxílio (remuneração), auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. E para além da vivência técnica na área do seu curso, o estágio irá proporcionar o aprimoramento de outras habilidades, tais como o trabalho em equipe, comunicação interpessoal e resolução de problemas.

Construir contatos profissionais durante essas experiências não é apenas uma vantagem, mas muitas vezes torna-se um catalisador para oportunidades de emprego, consolidando a importância do estágio como um elemento fundamental no percurso acadêmico e profissional.