Alunos da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara visitam Espaço Maker do Campus

No dia 13 de julho, o Campus Bento Gonçalves recebeu a visita de 40 estudantes de terceiro ano e dois educadores da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara. A visita é parte da ação desenvolvida entre o PET Matemática, o Pipa Ifmakers e a escola parceira, e visa ao desenvolvimento de um projeto de Educação Maker e iniciação à docência.

Na oportunidade foi realizada uma breve apresentação da instituição, dos cursos oferecidos e do processo de ingresso. Na sequência foi realizada uma explanação sobre cultura e educação maker em diferentes contextos.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório maker do Campus, manipular equipamentos, conhecer e explorar materiais didáticos diferenciados e inovadores criados pelas iniciativas ligadas à educação maker do Campus. Os visitantes também participaram de jogos e desafios de raciocínio lógico.

Como parte do desenvolvimento do projeto com a Escola Mestre Santa Bárbara, periodicamente bolsistas  Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Matemática visitam a escola parceira para a realização das atividades do projeto, tais como oficina de aprendizagem com criação de materiais diferenciados para o ensino fundamental, uso de tecnologias no ensino médio, entre outros. Tendo em vista que essas visitas não são possíveis no período da noite, por solicitação dos professores do noturno foi organizada essa visita ao Campus.

Até o final do ano espera-se receber, somente dessa escola, em torno de 150 estudantes para visitarem o Campus. Além destes, outros 180 estudantes terão contato cultura e educação maker mediante as visitas dos bolsistas à escola parceira.