Repositório de sites desenvolvidos por estudantes de Matemática

O Diabo da Matemática” e o link:https://sites.google.com/view/odiabodamatemtica/home

O curso “O Diabo da Matemática: (Re)pensando a BNCC na prática docente” foi organizado no contexto da APNP Estágio nas Modalidades de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática, sob a coordenação da professora Fernanda Zorzi e colaboração dos estudantes Eliel Felizardo e Eduarda Cassol Festa. A ideia surgiu a partir de uma conversa com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doze de Maio, de Vila Flores – RS. Em razão do contexto pandêmico, foi organizado um curso de extensão, totalmente virtual, oferecido a 10 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da referida escola. O principal objetivo foi o estudo das habilidades propostas para o desenvolvimento do pensamento matemático no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas unidades temáticas: números, álgebra, grandezas e medidas, geometria e probabilidade e estatística. Os licenciandos organizaram propostas de jogos e materiais manipulativos, que foram apresentadas aos participantes e discutidas suas possibilidades de aplicação naquele contexto. A ação ocorreu, no período de 16 a 27 de novembro, totalizando 20 horas, em quatro encontros síncronos, realizados no Google Meet, com o compartilhamento dos materiais e atividades em um site criado para esse fim. O resultado dessa ação, que buscou articular a formação inicial e continuada de professores, pode ser conferido no site:

MATHEJA, cujo link é: https://sites.google.com/view/matheja/home

O site MATHEJA foi uma experiência colaborativa desenvolvida durante o primeiro Ciclo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), na APNP Estágio das Modalidades de Ensino. Resultou do estudo e problematização do ensino de matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da formação inicial de professores. Participaram da ação 14 estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática; um estudante do Curso de Pedagogia, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido a partir da APNP Práticas Investigativas em Educação II; uma docente; uma pedagoga e uma técnica em assuntos educacionais do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com colaboração de duas professoras da Rede Estadual do Ensino do Rio Grande do Sul. O estudo, de caráter qualitativo, reuniu os interesses de pesquisa em torno da temática da EJA. Além de possibilitar aos licenciandos o conhecimento acerca da modalidade, tais como aspectos históricos, marcos legais e principais referenciais teóricos, na perspectiva freireana, o projeto oportunizou o exercício da pesquisa qualitativa, através da organização e aplicação de dois questionários no Google forms, um direcionado a educandos e outro a educadores com envolvimento na EJA. As narrativas dos participantes foram analisadas na perspectiva das teorizações de Paulo Freire e seus comentadores. Depois da caracterização da EJA os licenciandos em matemática organizaram propostas pedagógicas, com conteúdo de matemática, na perspectiva de colocar em prática seus estudos acerca do público da EJA. Todas as produções foram organizadas no site MATHEJA, para que os resultados da ação sejam divulgados entre educandos e educadores dessa modalidade. A experiência promoveu a autonomia dos licenciandos e oportunizou a prática pedagógica voltada para a EJA na perspectiva do trabalho colaborativo.

Última atualização em 28/02/2021