Início do conteúdo

Enfrentamento às violências de gênero é tema de cartilha do IFRS


Está no ar e disponível para download gratuito a  Cartilha de enfrentamento às violências de gênero no IFRS. Elaborada pela equipe que compõe o Grupo de Trabalho de Combate e Enfrentamento às Violências de Gênero do IFRS, o material tem por objetivos: orientar, informar e auxiliar nas atividades pedagógicas sobre violências de gênero; e contribuir com a divulgação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.

Veja também:

IFRS aprova Política de Prevenção e Combate ao Assédio

Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio no IFRS

A cartilha é direcionada à comunidade interna e externa. Possui uma linguagem simples e didática que possibilita identificar e enfrentar situações de violência e assédio em ambientes institucionais e educacionais.

O material é composto de conceitos relacionados às violências de gênero acompanhadas de exemplos práticos, legislação, indicação de leituras, vídeos e filmes, informações sobre acolhimento e atendimento às vítimas de forma regionalizada, conforme a localização de todas as unidades do IFRS. Na cartilha, é possível encontrar também o fluxo institucional para procedimentos e denúncias de violências e assédios na instituição.

Fluxo para denúncias

A Ouvidoria do IFRS é o canal de comunicação oficial de denúncias. Acesse o sistema Fala.BR -> denúncia e descreva o ocorrido. Se o denunciante for menor de idade, o setor que tenha recebido a manifestação deverá realizar o encaminhamento. 

A Ouvidoria do IFRS fará a análise da denúncia quanto à sua relação com assédio e violências, podendo realizar consultas a outros setores para o melhor encaminhamento. Após a análise, a denúncia será direcionada à Coordenadoria de Correição e Gestão de Processos Disciplinares da Reitoria que dará os devidos procedimentos.


Texto: Departamento de Comunicação da Reitoria

 

Fim do conteúdo