Encontro debate o desafio da leitura e da escrita

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso de Licenciatura em Letras realizaram na quarta-feira (03/04) um encontro de formação acadêmica sobre o universo da leitura e da escrita. O tema emergiu das reflexões desenvolvidas em reuniões pedagógicas dos docentes da Pedagogia. A leitura e a escrita são desafios constantes na formação docente e as rápidas mudanças que ocorrem nas formas de comunicação e a influência das mídias trazem novos olhares sobre o processo formativo que ocorre nas salas de aula. O escritor e professor Marcelo da Silva Rocha, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ministrou a palestra intitulada: “Leitura e escrita: reflexões e desafios” e dialogou com docentes e estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática.

Com ênfase na leitura como um conceito amplo, que vai além do texto e buscando entender os diferentes perfis de leitores contemporâneos, Marcelo Rocha discorreu sobre História, Literatura, o potencial emancipatório da leitura e o caráter libertador da escrita. Também foi aberto espaço para perguntas e comentários que aprofundaram e enriqueceram o debate. “A atividade foi uma oportunidade ímpar para nos inspirarmos a ler e escrever cada vez mais”, concluiu o professor Henri Fuchs, Coordenador do curso superior de Licenciatura em Pedagogia.  Pela manhã, Marcelo Rocha também realizou uma palestra voltada para docentes e técnicos administrativos da instituição, em que apresentou tópicos para debates que podem emergir da leitura.

O professor Marcelo Rocha é graduado em Letras e possui mestrado em Linguística e Letras e doutorado em Teoria da Literatura e Pós-doutorado em Educação. É professor Unipampa no campus universitário de São Borja desde 2008, e atua nas áreas de literatura brasileira, comunicação e semiótica, discursos da mídia, ideologia, língua portuguesa, teoria da literatura, estudos culturais, educação brasileira e jornalismo literário.