Eleições para gestão 2023 do Grêmio Estudantil – Getae acontecem nesta terça-feira, dia 6

A votação para a escolha da próxima gestão do Grêmio Estudantil — Getae do Campus Bento Gonçalves está acontecendo hoje, dia 6 de dezembro, de forma on-line, pelo link https://moodle.bento.ifrs.edu.br/course/view.php?id=7082

Caso algum eleitor tenha dificuldades para acessar o ambiente virtual de votação deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE).

A divulgação do resultado ocorrerá amanhã, após reunião para apuração da votação, a ser realizada com a participação de representante da CAE, da gestão atual do Getae e de dois representantes de cada chapa concorrente.

(Clique aqui para ver a composição das chapas)

A comissão responsável pelo processo eleitoral divulgou as propostas das duas chapas que estão concorrendo: Chapa DAE e Chapa Nossa Voz.

Propostas da Chapa DAE:

PRESIDÊNCIA: Propor mudanças em relação ao nome do grêmio estudantil e sua legislação para que passe a incluir mais os alunos, fazendo que todos se sintam acolhidos e confortáveis em recorrer ao grêmio.

SECRETARIA: Queremos defender a educação, acima de tudo trazendo boas condições para aqueles que são mais afetados por ela, os alunos. Propomos facilitar o contato entre aluno e coordenadorias de ensino, podendo fazer uma intermediação para deixá-los mais confortáveis em trazer suas opiniões.

TESOURARIA: Queremos dar opções diversas àqueles que serão afetados por nossas decisões, trazendo maior participação dos estudantes ao que será proposto a eles. Pretendemos trazer total transparência em relação a gastos e recursos arrecadados, utilizando-os de forma que favoreçam a todos os estudantes.

MOVIMENTOS SOCIAIS: Promover momentos de integração entre os alunos, trazendo para o campus dias de comemoração a cultura e interação, com momentos externos a escola como: semana das artes visuais, semana do meio ambiente, trotes, etc.

EVENTOS SOCIAIS: Propor organizações mensais que tragam momentos de integração aos alunos, como dias temáticos e festas, bem como eventos em parcerias com outros núcleos do campus.

ATIVIDADES ESPORTIVAS: Desenvolvimento de calendários para divulgação antecipada de eventos esportivos de cada mês, abrangendo jogos de cartas, virtuais e de quadra. Propor reformas nos espaços destinados a esportes no campus e fornecer auxílio para a divulgação e organização da participação do campus em eventos externos, como JIFRS.

IMPRENSA: Montagem de cronogramas de eventos mensais e utilizar ao máximo as redes sociais para a transmissão de informações e interação com os alunos através de enquetes, caixas de perguntas, etc.

Propostas da Chapa Nossa Voz:

Reorganizar o movimento estudantil no Campus Bento: Atualmente, o Campus Bento possui diversas entidades estudantis (DCE, GETAE, entre outras). No entanto, não há um movimento estudantil atuante e organizado.
Queremos mudar isso! Junto com você, construiremos um grêmio atuante, politizado e representativo!

Reforma do estatuto: O estatuto do grêmio estudantil é um documento que estabelece as normas sob as quais o grêmio vai funcionar, explicando como serão as eleições, a composição da diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. No momento atual, o estatuto do GETAE está desatualizado, não prevendo inúmeras especificações.
Na reorganização do grêmio, um novo estatuto será proposto!

União com outras entidades estudantis: Para o fortalecimento do grêmio, é imprescindível o trabalho em conjunto com organizações estudantis internas e externas. Buscaremos  atuar nas lutas estudantis municipais, estaduais e nacionais, trabalhando com organizações como a FENET e UNE, por exemplo.

Assembleias e plenárias estudantis: Para termos um grêmio ativo, é fundamental a ampla participação dos estudantes. Na nossa gestão, espaços abertos como reuniões, plenárias e assembleias serão frequentes!

Reuniões trimestrais com representantes de turma: Para mapearmos as demandas de cada turma, serão realizadas reuniões trimestrais com os representantes.

Acolhimento aos estudantes: Disponibilizaremos, no Google Forms, um formulário ativo o ano inteiro, para que qualquer estudante possa manifestar, anonimamente, opiniões sobre a gestão, dar sugestões de atividades e ações, denunciar qualquer tipo de situação, etc.
Ademais, todos os membros da diretoria estarão sempre à disposição para atender os alunos.

Mais inclusão: Buscaremos desmonopolizar ao máximo as ações do GETAE, diminuindo o lucro sobre uniformes, inscrições para a taça GETAE, etc.
Dentro disso, procuraremos não lucrar nada sobre os alunos de baixa renda, organizando um sistema de descontos.

Calendário anual de eventos: Para que os estudantes possam se planejar com antecedência, criaremos um calendário com todas as atividades e eventos que serão realizados pelo grêmio durante o ano letivo. O calendário será publicado nas primeiras semanas do ano.

Para conhecer as propostas de cada secretaria, siga @chapa_nossa.voz no Instagram.