Geral
Divulgado o edital referente ao ingresso em 2023 no Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia
Foi publicado hoje, dia 24 de março, o edital com as informações sobre o Processo Seletivo para Ingresso no curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia no ano letivo de 2023.
Assim como os demais cursos do IFRS, o Mestrado é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. Os candidatos que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 1.953,00 (1,5 salário mínimo nacional) por pessoa do grupo familiar podem solicitar isenção desse pagamento, no período de 10 a 14 de abril.
O prazo para inscrições inicia em 25 de abril e encerra em 15 de maio de 2023.
O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses, nos campi Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Neste processo seletivo são ofertadas 30 vagas, no total, distribuídas da seguinte forma: 20 no Campus Bento Gonçalves do IFRS e 10 no Campus Urupema do IFSC. As vagas em cada uma das instituições serão distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE): “Tecnologias em Viticultura e Enologia” e “Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura”.
O processo seletivo destina-se a profissionais graduados, em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola e é aberto a brasileiros e estrangeiros. Entretanto, títulos obtidos no exterior deverão atender à legislação brasileira vigente, apresentando revalidação de diploma.
Os interessados devem ler as informações completas no Edital Nº 8/2023, disponível a partir de https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/ingresso/selecao-2023/ e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Sobre o PPGVE
Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (Mec) em sua 197ª reunião do CTC, entre 10 e 12 de agosto de 2020, e reconhecido pelo Mec pela Portaria Nº 157, de 23 de março de 2021. É um programa de pós-graduação stricto sensu Profissional, em forma associativa, em Viticultura e Enologia, conferindo o título de Mestre.
Tem como objetivo capacitar profissionais no setor vitivinícola, aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.
É um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, coordenado pela Comissão Acadêmica Geral, que tem como sede o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) integra o PPGVE como Instituição Associada.
Cada Instituição, Sede ou Associada, é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Assim, as Instituições que integram o PPGVE são responsáveis, por intermédio da coordenação local e do colegiado, por toda a gestão local do Programa, observando a disciplina acadêmica do curso e da Instituição, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso e matrícula.
Saiba mais em pos.ifrs.edu.br/ppgve/