Início do conteúdo

Desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura foi pauta de reunião com o Deputado Estadual Sérgio Peres realizada no Campus


No dia 27 de outubro, à tarde, o Campus Bento Gonçalves do IFRS recebeu o Deputado Estadual Sérgio Peres e empreendedores do setor da apicultura e da meliponicultura para tratar sobre demandas e possibilidades de estímulos ao setor.

Por iniciativa do parlamentar, a Assembleia Legislativa instalou no dia 17 de outubro a “Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Apicultura e da Meliponicultura no Rio Grande do Sul”. O prazo para cumprir o cronograma de atividades, que inclui debates e visitas técnicas, construção coletiva de pauta reivindicatória dos agentes envolvidos, aprovação e publicação do relatório final e encaminhamento das sugestões convencionadas ao Poder Executivo Estadual e Governo Federal, é de 120 dias.

Na reunião realizada no dia 27, foi discutida a implantação de uma Casa do Mel na Estação Experimental do Campus Bento Gonçalves do IFRS localizada no Distrito Tuiuty, com apoio da Secretaria de Agricultura do município e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

“Entende-se por Casa do Mel, o estabelecimento destinado ao beneficiamento, industrialização e classificação de mel e seus derivados, oriundos de produção própria e/ou associados”, conforme definição da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS.

O Diretor-Geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, considera importante a vinda do Deputado Sérgio Peres pelo fato de atuar no incentivo à apicultura e à meliponicultura. O dirigente explica que o Campus busca recursos para melhoria da estrutura da Casa do Mel a ser instalada, buscando qualificar nosso espaço de ensino e também atender demandas de capacitações e processamento de mel na cidade.

Ele explica que em Bento Gonçalves não existe uma associação de produtores e também não há uma unidade de processamento. “Os apicultores têm que processar em Caxias do Sul. Ou seja, colocar a Casa do Mel em funcionamento com este fomento, com o apoio da Secretaria de Agricultura do município e da Emater, será um grande diferencial para este setor no município.”

O Diretor de Administração do Campus, Thiago Grassel dos Reis, informa que já foram realizadas tratativas significativas para a instalação da Casa do Mel no IFRS e que o Deputado Estadual Sérgio Peres está atualmente trabalhando em uma Emenda Parlamentar para viabilizar essa implantação. Para isso, está previsto no planejamento “reformar o antigo abatedouro, transformando-o em um espaço adequado para abrigar as instalações necessárias”.

Fim do conteúdo