Definida a forma de seleção para ingresso de novos estudantes em 2022/1

O IFRS definiu o formato do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1, para ingresso em cursos técnicos e superiores no primeiro semestre do próximo ano nos campi da instituição. Devido às incertezas na situação de pandemia de  Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos.

Nos Cursos Superiores de Graduação a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para todas as vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos, conforme definição do Conselho Superior (Consup) do IFRS.

Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o Campus Bento Gonçalves optou pela realização de um sorteio público entre os candidatos, conforme deliberação do Conselho do Campus (Concamp) que ocorreu na terça-feira, dia 20 de julho.

Importante:

• Ainda não há inscrições abertas. A abertura da seleção está prevista para este segundo semestre de 2021;
  • Em todos os cursos ofertados no Processo Seletivo 2022/1, 80% das vagas serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas (neste caso, candidatos a cursos técnicos integrados devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública e candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas);
  • Todos os cursos do IFRS são gratuitos;
  • Os interessados podem acompanhar nossos canais de comunicação para ter informações sobre as próximas definições e as novidades.

Sobre o Concamp

É o órgão máximo normativo, consultivo e deliberativo do Campus Bento Gonçalves, por delegação de competência do Consup, composto por três representantes de cada segmento da comunidade interna (docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes), com seus respectivos suplentes, eleitos por seus pares, e um representante titular da comunidade externa e seu suplente. O presidente é o Diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.

Sobre o Consup

O Conselho Superior é o órgão máximo do IFRS de caráter consultivo e deliberativo, composto por representantes dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos em educação de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos servidores da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck.

Imagem: Freepik.com.