Início do conteúdo

Cursos de extensão EaD gratuitos recebem inscrições


Estão abertas as inscrições para diversos cursos de extensão gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD) do IFRS nas áreas: ambiente e saúde, ciências exatas e aplicadas, educação, gestão de negócios, idiomas, informática, produção alimentícia e turismo e hospitalidade.

As inscrições poderão ser realizadas até 30 de junho de 2019. A conclusão dos cursos é até dia 31 de julho de 2019 e gera certificado ao aluno. Mais informações de como funcionam as aulas no site ead.ifrs.edu.br. Os cursos são gratuitos, online e podem ser feitos a qualquer hora.

Conheça os cursos:

Ambiente e Saúde

Gerenciamento de Resíduos – Conheça as diferenças entre os tipos de resíduos sólidos, como fazer o descarte e tratamento de resíduos industriais e da saúde, as legislações e fazer a gestão nos diversos âmbitos. Requisitos: conhecimento básico em internet, ensino fundamental completo. Carga horária: 60 horas.

Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde – Curso destinado a profissionais de saúde que desejam obter conceitos teóricos sobre primeiros socorros. Requisitos: Ser estudante ou profissional na área da saúde. Carga horária: 40 horas.

Ciências Exatas e Aplicadas

Estatística: conceitos e representações – Neste curso você conhecerá os conceitos básicos, como elaborar tabelas e gráficos e trabalhar com frequências. Requisitos: Ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas.

Estatística: medidas de posição e dispersão – Aprenda como calcular a média, mediana, moda, variância e desvio padrão. Requisitos: Ter realizado o curso “Estatística: conceitos e representações”. Carga horária: 20 horas.

Física para o Enem – Parte 1: Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 7 unidades, que abrangem os conteúdos de Mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação).
Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 30 horas.

Física para o Enem – Parte 2: Hidrostática, Ondas, Óptica e Termologia – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 7 unidades, que abrangem os conteúdos Ondas, Termodinâmica e Óptica. Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 25 horas.

Física para o Enem – Parte 3: Eletricidade e Física Moderna – São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 5 unidades, que abrangem os conteúdos de Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna. Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Carga horária: 20 horas.

Pré-Física: Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física – Fundamentos essenciais para cursar a disciplina de Física. Fundamentos matemáticos essenciais na disciplina de Física com operações básicas, frações, potenciais de 10 e transformações de unidades. Requisitos: Operações básicas da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão). Carga horária: 40 horas.

Educação

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância – O curso apresenta e discute abordagens pedagógicas modernas que podem auxiliar na concepção de cursos EaD. Conheça novas possibilidades de organizar suas aulas e lecionar de forma mais ativa a inovadora. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Educação a Distância – O curso oferece conhecimento sobre conceitos, legislações e tecnologias relacionados a Educação a Distância. Este curso é fundamental para aqueles que estão iniciando os estudos nessa área ou que deseja aprofundar o conhecimento. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 25 horas.

Moodle Básico para Professores: Elaboração de Curso – O curso oferece conhecimento sobre desenho e Organização de cursos, além das ferramentas básicas para iniciar o desenvolvimento de um curso no Moodle.
Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Qualidade de Cursos em Educação a Distância – O curso apresenta critérios, a partir de exemplos e dicas, que podem auxiliar em aprimorar a qualidade de cursos a distância. Requisitos: Ter concluído um curso a distância.  Carga horária: 30 horas.

Possibilidades Pedagógicas dos Blogs na Educação – Nesse curso, você vai conhecer as possibilidades pedagógicas na utilização dos blogs na educação e  refletir sobre a sua utilização, em especial à forma como pode ser explorado o seu potencial pedagógico. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso – Conheça, selecione e utilize recursos didáticos digitais a partir de repositórios. Também saiba mais sobre o uso adequado destes recursos em suas aulas e cursos. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Carga horária: 20 horas.

Gestão e Negócios

Contabilidade Pública – Aprenda os fundamentos da contabilidade aplicada ao serviço público, incluindo conceitos, receitas, despesas, balanços e sistemas utilizados. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária: 40 horas.

Direito Administrativo – O curso apresenta os atos e princípios da administração pública, poderes, trabalhadores, cargos, ingresso e desligamento, e responsabilidade do servidor. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária: 40 horas.

 

Direito: noções– O curso mostra fundamentos do direito, incluindo as fontes e ramos. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária: 30 horas.

 

Finanças Públicas – Conheça os conceitos básicos sobre recursos financeiros públicos. Requisitos: Conhecimento em informática básica, ensino médio completo. Carga horária:
30 horas.

Idiomas

Inglês (parte 1) – Identificação e Caracterização Pessoal; Localização no Tempo e no Espaço; Meios de Transporte; Família; Rotina e Hábitos – Em Casa. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Inglês (parte 2) – Rotina e Hábitos – Meio Acadêmico; Alimentação – Lista de Supermercado; Vestuário; Clima; Atividades de Lazer e Esportes; Moradia – Permissões. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Português como Língua Adicional (parte 1) – Identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação, compras. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Português como Língua Adicional (parte 2) – Família; Moradia; Corpo Humano, Esporte e Hábitos; Clima e Vestuário; Tempo Livre e Atividades de Lazer; Hábitos Recentes. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Carga horária: 30 horas.

Informática

Banco de Dados 1: Fundamentos – Conceitos básicos de Banco de Dados, incluindo modelos e modelagem, modelo relacional e normalização de dados. Requisitos: Conhecimento em lógica de programação, computador, instalação do MySQL. Carga horária: 20 horas.

HTML – parte 1: Introdução ao desenvolvimento de páginas web – Aprenda a criar páginas web do zero. Se você quer aprender tudo, desde o início, esse curso é para você. Aqui vamos conhecer como funciona a internet para o desenvolvimento de sites. Também criaremos as primeiras páginas. Vamos formatá-las, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Conheça alguns comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet. Carga horária: 20 horas.

HTML – parte 2: tabelas e formulários – Este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Requisitos: conhecimento básico de HTML básico, e recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Carga horária: 20 horas.

CSS: folhas de estilo – Aprenda como deixar suas páginas web estilosas com comandos simples. O curso abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Carga horária: 30 horas.

Lógica de Programação (parte 1)  – Você já pensou em fazer seus próprios programas de computador, mas não sabe por onde começar? É aqui mesmo! Veja como dar seus primeiros passos na criação de softwares e sistemas! Neste curso, vamos conhecer os primeiros conceitos para a programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico para realização do curso. Carga horária: 20 horas.

Lógica de Programação (parte 2) – Você já sabe pedir e mostrar informações e fazer cálculos nos seus programas? Agora chegou a hora de colocar decisões e deixar os programas mais sofisticados e personalizados. Neste curso, vamos conhecer os operadores lógicos e relacionais, e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio.
Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação (parte 1). Carga horária: 20 horas.

Lógica de Programação (parte 3) – Agora chegou a hora de pensar grande! Vamos desvendar como começar a construir sistemas. Mas para isso, é essencial que você compreenda quatro conceitos: vetores, matrizes, funções e parâmetros. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso “Lógica de Programação (parte 2)”. Carga horária: 20 horas.

JavaScript – Aprenda a adicionar interatividade em suas páginas HTML, como a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, Lógica de Programação partes 1, 2 e 3. Carga horária: 30 horas.

Produção Alimentícia

Gastronomia: história – Já teve curiosidade em saber sobre a história da gastronomia? E sobre a gastronomia no Brasil e suas regiões? Se sim, este curso é para você. Requisitos: Conhecimentos básicos em internet, ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas

Gastronomia: eventos – Aprenda a elaborar cardápios, combinar bebidas e alimentos, decorar e planejar um evento gastronômico completo. Requisitos: Ter realizado o curso “Gastronomia: história”. Carga horária: 25 horas

 

Confeitaria – Conheça os conceitos básicos da confeitaria.Requisitos: Ensino fundamental completo, disponibilidade de câmera para registro das atividades, ingredientes básicos de confeitaria para preparação de uma receita. Carga horária: 20 horas.

 

Panificação – O curso traz uma noção básica sobre o processo de fabricação do pão e os equipamentos necessários para sua produção. Requisitos: Ensino fundamental completo, disponibilidade de câmera para registro das atividades, ingredientes básicos de confeitaria para preparação de uma receita. Carga horária: 30 horas.


Turismo e Hospitalidade

Eventos: conceitos – Sempre quis aprender a organizar eventos? Então este é o primeiro passo! Conheça aqui os conceitos básicos e as classificações de eventos. Requisitos: Conhecimentos básicos de internet e ensino fundamental completo. Carga horária: 20 horas

Eventos: tipos – Aprenda sobre os diversos tipos de eventos existentes: setor público, acadêmico, empresarial, desportivo, religioso, culturais, temáticos e sociais. Requisitos: Ter realizado o curso “Eventos: conceitos”. Carga horária: 20 horas

Geral

Conhecendo o IFRS (4 horas), Conheça o IFRS, saiba onde estão localizados os campus e as possibilidades além dos cursos oferecidos.

 

Texto: Reitoria

Fim do conteúdo