Cursos de curta duração a distância do IFRS ultrapassam 100 mil alunos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ultrapassou os 100 mil estudantes matriculados em cursos de Educação a Distância (EaD). Atualmente, são ofertados 50 cursos de extensão, todos gratuitos e com conteúdos online. Qualquer interessado pode participar, e as aulas têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível.

A oferta de cursos EaD no IFRS teve início em março de 2017, e as opções disponíveis crescem a cada ano. No ano passado, 93% dos concluintes avaliaram positivamente os cursos.

Os cursos oferecem certificado digital para os aprovados, e as cargas-horárias vão de 4 a 60 horas. As opções são nas áreas de “Ambiente e saúde”, “Ciências exatas e aplicadas”, “Educação”, “Gestão e Negócios”, “Idiomas”, “Informática”, “Produção alimentícia”, “Turismo e hospitalidade”, além do “Pré-IFRS”, voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS. O interessado deve ficar atento aos requisitos mínimos para se inscrever em cada curso. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente. O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Os estudantes são de diferentes estados brasileiros e inclusive de vários outros países. Há um número considerável de alunos nos Estados Unidos, em Portugal e no Japão. As faixas etárias também variam, desde crianças até pessoas com idade superior a 60 anos.

O estudante Vítor Hugo Costa, que está cursando inglês EaD no IFRS, é de Goiás e atualmente está em intercâmbio em Portugal. Ele conta que o curso vem fazendo diferença no seu dia a dia: “O material é excelente, assim como a maneira que o conteúdo é disposto. Isso tem me ajudado muito, pois além de aulas em inglês eu também tenho colegas de outros países que falam apenas o seu idioma nativo e o inglês. Com o curso, tenho conseguido me comunicar com esses colegas, o que permite conhecer mais de suas culturas”, comenta.

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Não é preciso ser aluno da instituição para realizar os cursos. No site moodle.ifrs.edu.br é possível encontrar mais informações.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos nos cursos regulares e mais de 200 opções de cursos técnicos e superiores em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.