Curso sobre Altas Habilidades / Superdotação é lançado no Dia Mundial da Superdotação

Ocorreu na quinta-feira, 10 de agosto, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o lançamento do curso “Altas Habilidades / Superdotação: conceitos”, disponível na plataforma de cursos MOOCs do IFRS. A data é considerada o Dia Mundial da Superdotação e a atividade de lançamento integrou a II Semana das Altas Habilidades / Superdotação.

A ideia inicial do curso ocorreu após o contato da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação, vereadora Marisol Santos, com a Coordenadoria de Educação à Distância do (CEaD) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A autoria do curso é da professora Júlia Marques Carvalho da Silva, que é coordenadora da CEaD e docente do Campus Bento Gonçalves, unidade em que o curso está cadastrado.

O curso, de acordo com a professora Júlia, busca apresentar os conceitos básicos sobre a temática, elencando características das altas habilidades/superdotação, como identificar essas características e como ocorre o desenvolvimento socioemocional dessas pessoas, buscando exaurir as dúvidas que possam surgir pela família, escola e/ou comunidade. Ele está dividido em 5 módulos e possui carga horária de 20 horas, podendo ser realizado de forma online, a qualquer tempo e sem tutoria.