Curso de Pedagogia realiza encontro sobre Gestão Escolar

Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, o curso de Pedagogia do IFRS – Campus Bento Gonçalves, realizou o Encontro de Profissionais da Educação: desafios e possibilidades da Gestão Escolar. O Encontro objetivou dialogar e refletir sobre as experiências, êxitos, desafios e possibilidades na gestão escolar. O evento foi organizado pelos docentes e discentes do curso de Pedagogia, matriculados nos componentes curriculares Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II e Estágio Supervisionado III – Gestão Escolar. O evento contou com dezenas de pessoas que atuam em escolas e acadêmicos.

No primeiro dia do evento, ocorreu um diálogo sobre a gestão e coordenação escolar por meio de um painel que contou com a presença da diretora da Escola de Educação Infantil Felicitá de Bento Gonçalves, professora Thais Braido de Toni, a coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni, professora Suelen Marchetto e a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela, professora Sirlei Tedesco.

As painelistas relataram suas experiências na construção de projetos pedagógicos, as relações com as mantenedoras, a gestão, o relacionamento entre os profissionais da educação e a comunidade escolar, entre outros aspectos relacionados à gestão educacional. Entre os desafios na gestão escolar foram apontadas a formação inicial de docentes, a autonomia escolar, a interdisciplinaridade, a coordenação do trabalho pedagógico, o envolvimento das famílias, o relacionamento da escola com o seu contexto, a formação continuada, o trabalho docente de acordo com o projeto pedagógico da escola, a continuidade do trabalho pedagógico devido à falta e rotatividade de profissionais, a avaliação da aprendizagem, a relação da escola com as redes de apoio (saúde e assistência social, por exemplo), entre outros. Algumas das possibilidades na gestão escolar estão, conforme as painelistas, na articulação de uma educação interdisciplinar, na resistência às políticas públicas que atendem interesses de grupos, a pedagogia de projetos a partir de currículos que priorizam os processos de ensino aprendizagem.

Na manhã do sábado, dia do encerramento, foram realizadas oficinas, coordenadas pelos discentes, que trataram de temas relacionados à gestão escolar e que foram construídas no decorrer do semestre através de observações e entrevistas com as equipes gestoras das escolar públicas municipais, estaduais e escolas privadas.  Cada oficina oportunizou momentos de participação, diálogo e construção de referenciais e metodologias com vistas a uma gestão democrática.

As oficinas contemplaram temas como: legislação da educação infantil, a organização do espaço da sala de aula da educação infantil, a educação em espaços não-formais, oficinas de apoio pedagógico, brinquedoteca, círculo de paz e gestão democrática.